Vereador sugere “lei” do Telhado Verde

Publicado

Ideias sustentáveis chegando também às políticas brasileiras, seguindo exemplos internacionais, como na Europa.

O vereador Rusembergue Barbosa(PRB) apresentou requerimento solicitando a instituição do Programa Telhado Verde na Agência Municipal do Meio Ambiente-AMMA, de Goiânia.

De acordo com o parlamentar, o telhado verde é formado por coberturas de vegetação implantadas sobre lajes impermeabilizadas, com sistema de drenagem que proporciona melhorias paisagísticas, termoacústicas, redução da poluição ambiental e das ilhas de calor nos espaços urbanos.

A justificativa de Rusembergue é de que o novo tipo de cobertura poderá mitigar o efeito estufa com ações pouco dispendiosas, porém extremamente benéficas. Ele conta que o telhado verde é uma prática usual em países como Estados Unidos, Canadá, Itália, França, Inglaterra, Áustria, Alemanha, Japão, Suíça.”Eles aproveitam o topo dos edifícios ou as lajes em coberturas que não tenham outra destinação, para a reposição de plantas exóticas, nativas e até mini-hortas“.

E completa que “essa medida, além de absorver o calor, permitirá aos moradores ou frequentadores das edificações com ecotelhados, consumir alimentos orgânicos que não dependerão de combustíveis não-renováveis em seu transporte até o consumidor“.

Quem também já tinha levantado essa questão foi a vereadora paulista Sandra Tadeu. Ela conseguiu a aprovação, em primeira fase, pela Câmara Municipal da cidade de São Paulo, um projeto de lei que prevê a obrigatoriedade da instalação de telhados verdes na cidade. Saiba mais.

Quer conhecer mais da Ecotelhado? Então acesse www.ecotelhado.com.

(via)