A biofilia está redesenhando os cenários urbanos da arquitetura contemporânea, reconectando as pessoas à natureza e transformando as cidades em ambientes mais sustentáveis, inteligentes e saudáveis.
Desempenhando um papel crucial que vai além da estética urbana, a arquitetura tornou-se o meio para a construção de cidades mais inteligentes, humanas e resilientes.
Frente ao crescimento da verticalização, da tendência de centros mais densos e das ilhas de calor, no Brasil e no mundo, observa-se uma busca incessante por projetos que unem eficiência energética, conforto térmico e bem-estar.
Os usuários buscam, cada vez mais, empreendimentos que integrem natureza, sustentabilidade, inclusão, bem-estar e qualidade de vida, seja para residir, trabalhar ou para o lazer.
Nesse contexto, a biofilia não é apenas uma tendência estética ou uma estratégia inovadora, trata-se de uma abordagem capaz de potencializar todas as funções sociais, ambientais e urbanas do ambiente.
Quer saber como a biofilia está sendo usada nos mais variados projetos para equilibrar os impactos do concreto e proporcionar os benefícios da reconexão com a natureza?
Continue a leitura e confira.
Projetos da arquitetura contemporânea brasileira que aplicam biofilia, na prática
A biofilia eleva a qualidade e a percepção do projeto ao integrar áreas verdes, o uso inteligente de recursos e o conforto sensorial ao espaço. Para isso, combina inovação, funcionalidade e respeito ao meio ambiente.
Confira abaixo alguns projetos da arquitetura contemporânea que se destacam na aplicação dessa abordagem:
Tiny house sustentável
Essa prática vem sendo aplicada significativamente nas tiny houses, as microcasas com baixo impacto ambiental, que se transformaram em uma tendência da arquitetura moderna, inspirada nas construções americanas.
Priorizando a eficiência energética e a integração com a natureza, essas construções empregam telhados verdes, o reaproveitamento de água e outros recursos que proporcionam conforto térmico, iluminação e ventilação natural, fortalecendo a conexão com o meio ambiente.
Greenhouse
Na arquitetura contemporânea, a biofilia ganha forma e destaque nas greenhouses, garantindo a conexão com o verde.
Nesse contexto, paredes vivas, telhados verdes e jardins internos ajudam a criar uma atmosfera natural e confortável, oferecendo isolamento térmico natural e bem-estar aos moradores.
Leia também: Conheça 8 exemplos de biofilia na arquitetura para se inspirar.
Parque tecnológico (design corporativo biofílico)
Cada vez mais, as pessoas passam grande parte de suas vidas em ambientes fechados: em suas casas, escolas, escritórios, empresas, etc.
Uma forte necessidade da arquitetura contemporânea é integrar a natureza aos ambientes fechados.
Especialmente no ambiente de trabalho, o estudo ¨O Impacto Global do Design Biofílico no Ambiente de Trabalho¨ indica que o design biofílico ajuda a:
- promover um aumento de 15% na sensação de bem-estar dos funcionários,
- eleva em 6% na produtividade,
- melhora a criatividade em 15% na criatividade.
Logo, parques tecnológicos, edifícios comerciais e outros projetos estão cada vez mais aplicando o conceito da biofilia, trazendo o contato com o verde para o ambiente de trabalho.
Complexo habitacional com telhados verdes
Outro destaque da arquitetura contemporânea, especialmente nos grandes centros, são os complexos habitacionais sustentáveis.
E nesse cenário, um dos destaques é o telhado verde e os jardins suspensos que, além de promoverem a reconexão com a natureza, também ajudam a melhorar a qualidade do ar e criar espaços coletivos mais agradáveis.
Centro cultural com biofilia
O design biofílico também está transformando espaços culturais no Brasil.
Presente em diversos projetos da arquitetura contemporânea, sua aplicação tem sido inspirada em referências nacionais e internacionais que ajudam a converter centros culturais em verdadeiros refúgios urbanos.
Centros culturais, campi universitários e outros espaços coletivos vêm sendo revitalizados com paredes vivas, telhados verdes e jardins internos, reintegrando o paisagismo à cultura e o bem-estar à arquitetura.
Biofilia como futuro da arquitetura contemporânea no Brasil
A biofilia é muito mais do que uma tendência, é um pilar da arquitetura contemporânea no Brasil e no mundo.
Cada vez mais, projetos residenciais, comerciais e institucionais são planejados com foco em eficiência, conforto e integração com o meio ambiente, visando um futuro sustentável e um mundo mais saudável para todos.
Eventos de destaque, como a CASACOR SC 2025, têm mostrado como a arquitetura biofílica está moldando o futuro dos espaços urbanos.
Da mesma forma, publicações especializadas, como a Casa Vogue, reforçam a crescente adesão a projetos mais verdes e humanos.
O fato é que a integração entre inovação e arquitetura sustentável é o caminho para cidades mais saudáveis e pessoas mais conectadas à natureza
Agora, que tal acessar nosso site e conhecer as soluções de biofilia oferecidas pela Ecotelhado?