cerca-viva

7 Plantas Para Fazer Uma Cerca Viva [AS MELHORES]

Publicado

Uma cerca viva é uma divisão natural de ambiente que pode marcar os limites de um terreno ou de uma área privada interna ou externa. A ideia é usar as plantas não apenas para decorar, embelezar ou até mesmo vitalizar um espaço, mas utilizá-las com uma finalidade mais ampla, como parte da infraestrutura do local.

Quer conhecer algumas das melhores plantas para uma cerca viva? Então confira esse conteúdo!

1. CLÚSIA (Clusia fluminensis)

Nativa do litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, a clúsia pode ter o porte de arbusto ou arvoreta, e caso não seja podada, pode chegar a seis metros de altura.

Sua folhagem apresenta folhas rígidas, brilhantes e em forma de gota, possuindo flores pequenas e brancas, e seus frutos pequenos atraem passarinhos. Adequadas para a exposição a sol pleno ou meia-sombra, demandam baixa manutenção, crescem rapidamente e são resistentes às pragas.

2. COROA-DE-CRISTO (Euphorbia milii)

Se a ideia é unir beleza com segurança proporcionada pela própria natureza, a Coroa-de-Cristo é uma ótima opção. Perene e resistente à seca, demanda luz solar direta e pouca manutenção. Possui uma bela floração que resiste durante a primavera e o verão e, dependendo da região, por todo o ano.

Quando se fala na segurança da Coroa-de-Cristo, lembramos de seus espinhos grandes e até de sua seiva leitosa e tóxica, que pode gerar alergias e inflamações. Portanto, talvez não se revele a melhor opção para divisões internas na propriedade, mas certamente é uma ideia interessante para fazer uso da natureza para proteger, com beleza, o entorno da residência.

3. CIPRESTE ITALIANO (Cupressus sempervirens)

O cipreste italiano é uma escolha clássica para cercas vivas, apreciado por sua densidade e verticalidade.

Esta planta é adaptável a diferentes tipos de solo e é ideal para áreas com exposição direta ao sol. Suas folhas perenes proporcionam privacidade durante todo o ano, embora não floresça de forma proeminente.

4. THUJA VERDE (Thuja occidentalis)

Conhecida também como tuia, a Thuja Verde é uma planta de crescimento rápido e fácil de cuidar. Prefere sol pleno ou meia-sombra e é resistente a uma variedade de condições climáticas.

Suas folhas em forma de escamas oferecem uma barreira densa e atraente, tornando-a ideal para quem busca uma cerca viva de crescimento rápido e baixa manutenção.

5. HIBISCO-DA-SÍRIA (Hibiscus syriacus)

Esta planta, com suas flores grandes e coloridas, adiciona um toque encantador a qualquer cerca viva. Prefere exposição direta ao sol e floresce principalmente no verão e no outono.

Além de sua beleza estética, o hibisco-da-síria atrai borboletas e outros polinizadores, contribuindo para a biodiversidade do jardim.

6. BUXINHO (Buxus sempervirens)

O buxinho é uma escolha clássica e versátil para cercas vivas, com folhagem densa e verde-escura. Prefere sol pleno ou meia-sombra e pode ser podado para criar diferentes formas e tamanhos, adaptando-se a estilos de paisagem formais ou informais.

É uma planta de crescimento lento, mas sua resistência e longevidade compensam o tempo de espera.

7. JASMIM-DE-MADAGASCAR (Jasminum polyanthum)

Esta trepadeira perene apresenta flores brancas perfumadas, que são um deleite para os sentidos. Prefere exposição direta ao sol ou meia-sombra e floresce principalmente na primavera e no verão.

Além de sua fragrância encantadora, o jasmim-de-madagascar atrai polinizadores, tornando-se uma escolha popular para quem valoriza a vida selvagem em seu jardim.

CONHEÇA A CERCA VIVA DA ECOTELHADO

Todas essas opções, no entanto, envolvem um elemento básico da natureza: a espera! Logo, nenhuma dessas plantas se apresentará imediatamente como uma cerca viva, e apenas depois de um tempo é que assim conseguirão ser aproveitadas.

Por isso que a Ecotelhado oferece a sua cerca viva: a Cerca Viva Ecobarreira!

A Cerca Viva Ecobarreira funciona como um muro vegetado de montagem rápida e de baixa manutenção, também servindo como uma excelente barreira acústica, contribuindo para a harmonia do meio ambiente por meio do seu design biofílico. São barreiras que se mimetizam ao ambiente natural, tornando-se mais atraentes à medida que a vegetação cresce.

O isolamento ocasionado pela Cerca Viva Ecobarreira se dá através da utilização de diferentes materiais: com duplo revestimento de placas de plástico reciclado intertravadas e uma camada central de fibra de coco, além da massa de vegetação crescendo pelos dois lados do muro.

Ela é composta por cinco componentes: 

  1. Estrutura de perfil metálico de sustentação; 
  2. Placas laterais de plástico reciclado; 
  3. Trancas centrais de plástico reciclado tipo guilhotina; 
  4. Fibra de coco,
  5. Plantas diversas.

Estes componentes individuais são encaixados sem nenhum parafuso ou soldagem, reduzindo a possibilidade de falhas humanas na montagem do sistema.

O detalhe é que as plantas utilizadas na Cerca Viva Ecobarreira são aquelas que podem ser usadas para jardins verticais, o que aumenta muito o leque e até a praticidade de se ter uma estrutura que é, ao mesmo tempo, e com um belo design biofílico, cerca viva, jardim vertical e uma parede tradicional!

Sabia que a Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável?

Então visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

IMAGENS: Arquivo Ecotelhado