É, parece que as políticas governamentais do país estão realmente encontrando o caminho para a conscientização sustentável.
Depois de Poços de Caldas, em MG, e Guarulhos, agora é a vez da cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, anunciar seu IPTU Ecológico.
Para incentivar a conservação e o incremento das áreas verdes na cidade, a Prefeitura criou o IPTU Ecológico, que concede desconto na taxa para imóveis que estejam recobertos por vegetação significativa (como o nosso telhado verde). Esse desconto é proporcional à quantidade de área verde e área construída, podendo chegar a 80%. Atualmente mais de 500 propriedades são beneficiadas com o IPTU Ecológico.
De acordo com o prefeito de São Bernardo, trata-se de uma maneira efetiva para incentivar a conservação do verde na cidade. Casas que têm áreas ajardinadas com cobertura verde têm direito ao IPTU Ecológico. O que a administração deseja é que a cidade tenha consciência da importância de conservar e ampliar essas áreas.
Com todos esses atributos naturais, a Prefeitura de São Bernardo do Campo tem implantado, nos últimos anos, políticas públicas direcionando o uso de recursos naturais, por meio de medidas econômicas, regulamentos e investimentos públicos, visando a gestão ambiental no município.