A maior floresta vertical do mundo está ganhando forma

Publicado

A floresta vertical de Stefano Boeri’s ficará pronta esse ano, em Milão. Quando essa incrível proposta foi anunciada, em 2011, gerou diversos boatos e milhares de postagens em blogs acerca do assunto. Na época, o jornal internacional Financial Times, chamou de “o mais empolgante prédio do mundo”.

Bosco_Verticale_foto_BarrecaLaVarra_progressjan-lead-537x410

A ideia é excelente e funciona basicamente como uma árvore plantada na frente de uma casa,oferecendo sombra no verão, protegendo do vento, limpando o ar, produzindo oxigênio e reduzindo poluição sonora, porém instalada na sacada de um prédio. Algumas pessoas se preocupam que as plantas podem não ter muito espaço para seu desenvolvimento e crescimento, assim, teriam dificuldade para prosperar. Porém, é importante observar que cada árvore e planta foram escolhidas por botânicos que consideraram as especificidades de cada espécie, e assim, levaram em consideração as orientações particulares de cada vegetação no micro clima da estrutura. Ainda é relevante observar que uma companhia especializada oferecerá manutenção para os moradores nos primeiros anos.

residenze_bosco_internal-living-space-537x335

O Bosco Verticale, como se chama o projeto de Boeri, traz imensas vantagens para o planeta terra. Para os moradores, oferece eficiência energética e contato com a natureza, incentivando crianças e adultos a protegerem o meio ambiente. Para as grandes cidades, possibilita o aumento da biodiversidade nos centros urbanos, melhora a qualidade do ar, embeleza significativamente centros urbanos e impulsiona novas iniciativas como essa, que quando em quantidade, podem trazer mudanças significativas para todos os seres vivos que habitam esse planeta.