avenidas-arquitetura-do-futuro

Como é a arquitetura do futuro e por que ela envolve a natureza?

Publicado

Vamos conversar sobre arquitetura do futuro

Por muito tempo, os projetos de arquitetura dispensavam os impactos negativos que poderiam causar à natureza. Porém, por conta dos inúmeros desastres naturais e devido às ações do homem nos últimos anos, os recursos naturais estão se tornando cada vez mais escassos e a natureza está sendo cada vez mais prejudicada.

Nesse sentido, arquitetos e engenheiros têm pensado cada vez mais em soluções sustentáveis para a construção civil, incluindo sistemas de telhados verde, considerando o conceito de bioconstrução e incentivando ações de sustentabilidade em casa e nos ambientes profissionais. 

Principalmente, neste período de pandemia e isolamento social, muitos estudos estão apontando modificações na área de arquitetura.

Inclusive, os profissionais da área já pensam em recriar elementos da natureza, considerando o entorno e o habitat natural, o que é semelhante ao processo de edificação do século passado, por exemplo, que tinha como premissa imitar a natureza.

Arquitetura do futuro e suas novas formas de aplicação

Sustentabilidade e inovação serão um dos principais tópicos que serão abordados pela arquitetura do futuro. Vale destacar que atualmente esses pontos já estão sendo incluídos na maioria dos projetos arquitetônicos.

Além disso, arquitetos e engenheiros de projetos residenciais e comerciais precisarão se preocupar muito mais em promover bem-estar e qualidade de vida aos seus clientes. 

Já passou o tempo em que os profissionais dessa área deveriam atentar-se apenas com os cálculos e com a elaboração de plantas impressas e grandiosas maquetes.

É preciso ter domínio quanto aos softwares 3D e 4D com a intenção de promover melhores experiências e resultados aos seus clientes.

Sem contar no fato de que o fator qualidade de vida também engloba as preocupações com acessibilidade e arquitetura inclusiva.

Design e consciência ambiental

A inclusão de diferentes tipos de vegetação e do conceito de arquitetura verde será indispensável em relação a arquitetura do futuro.

Inclusive, o design biofílico não apenas será utilizado com a intenção de tornar os ambientes mais aconchegantes e bonitos, mas como uma forma de evitar conflito com outros elementos construtivos e conferir melhor conforto térmico e acústico às edificações.

Porém, para que tudo funcione de maneira assertiva, é necessário que os projetos sustentáveis incluam o uso de espécies inadequadas, conflitos com a infraestrutura urbana, problemas de umidade ou sombreamento excessivos, escolha inadequada de locais para desenvolvimento das plantas, exploração inadequada das fontes de energia limpa de maneira adequada e não investir em mão de obra qualificada.

Veja no link a seguir quais são os 5 principais erros que ocorrem em projetos sustentáveis e como evitá-los. 

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções em Sistemas de Arquitetura Verde, Jardim Vertical, Telhado Verde e Horta Vertical Urbana! Explore nosso blog, a loja online e torne seus ambientes mais sustentáveis!