Imagem de prédios com telhados verdes para simbolizar a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável

Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: conceito e objetivos

Publicado

Você já ouviu falar na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável?

Para alcançar qualquer objetivo na vida, deve-se fazer um plano. Precisamos pensar, sentar, botar no papel, olhar, refletir e colocar a mão na massa. 

Fazer uso de uma agenda para seguir organizadamente esses passos é uma dica básica.

Não é diferente quando a ideia é promover o desenvolvimento sustentável mundo afora, e foi isso o que a Organização das Nações Unidas fez com o documento chamado “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Quer saber mais sobre isso? Então leia o conteúdo abaixo e confira!

O que é a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável?

Em 2012, o Brasil sediou a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (a famosa “Rio + 20”). 

A partir dela, em 2013, foi formado um Grupo de Trabalho que buscava substituir os chamados “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” traçados para o período 2000-2015.

Em setembro de 2015, a Assembleia Geral da ONU aprovou o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, cujos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” (ODS) devem ser alcançados até o ano de 2030.

A Agenda consiste em:

  • Uma Declaração;
  • 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (entre os quais se distribuem 169 Metas);
  • Uma seção sobre Meios de Implementação e de Parcerias Globais;
  • Um arcabouço para acompanhamento e revisão.

Na prática, a ideia é que o desenvolvimento sustentável seja promovido na mesma esteira dos direitos humanos. 

Ou seja, não existe respeito aos direitos humanos se não houver, ao mesmo tempo, um equilíbrio econômico e socioambiental.

De fato, há muita polêmica relacionada à Agenda 2030. 

Isso porque seus objetivos geram, inegavelmente, uma grande pressão política internacional para que muitas nações, independentemente de suas realidades e necessidades, ajam de forma padrão e uniforme em favor de determinados valores que não necessariamente seriam acolhidos pelos seus povos.

Apesar disso, o movimento é uma realidade e tem se consolidado, influenciando governos e corporações a adotarem medidas diretamente relacionadas com a Agenda 2030, como se vê, por exemplo, nas práticas de ESG nas empresas.

Foto: Arquivo Ecotelhado

Infraestrutura verde e design biofílico entre os objetivos do desenvolvimento sustentável

São dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os quais podem ser conferidos abaixo:

Foto: Divulgação/ Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030

Como é possível observar, dois deles têm tudo a ver com infraestrutura verde e design biofílico: os Objetivos 9 e 11.

O Objetivo 9, intitulado “Indústria, Inovação e Infraestrutura” busca Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Entre suas metas estão:

  • Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos; 
  • Facilitar o desenvolvimento de infraestrutura sustentável e resiliente em países em desenvolvimento, por meio de maior apoio financeiro, tecnológico e técnico aos países africanos, aos países menos desenvolvidos, aos países em desenvolvimento sem litoral e aos pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

Assim, quando se fala em “infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente”, está-se falando, sim, em infraestrutura verde e design biofílico, especialmente porque há preocupação com a ideia de “desenvolvimento econômico e o bem-estar humano”.

Foto: Arquivo Ecotelhado

O Objetivo 11, intitulado “Cidades e Comunidades Sustentáveis” visa tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, e também é muito importante para a qualidade socioambiental das cidades e de seus habitantes.

Certamente, uma cidade inclusiva, segura, resiliente e sustentável é aquela dotada de uma infraestrutura que viabiliza essas condições: uma infraestrutura verde. É por meio dela que as metas estabelecidas no Objetivo serão atingidas, como, por exemplo:

  • Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países; e
  • Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

Como em qualquer documento internacional elaborado fora de nosso contexto e por grupos e indivíduos que não foram eleitos por ninguém, é sempre razoável receber esses objetivos de forma ponderada e crítica, mas não deixa de ser interessante retirar deles o que têm de melhor e que podem, sim, trazer muitos benefícios para todos.

Foto: Arquivo Ecotelhado

Seguindo esses objetivos específicos, veremos ao nosso redor, tanto em regiões mais ricas quanto nas mais simples, por exemplo, cada vez mais telhados verdes, jardins verticais, pavimentos permeáveis e outras tecnologias que tornam as edificações e as cidades mais sustentáveis por meio de:

  • Aumento das áreas verdes e abertas;
  • Reaproveitamento de águas pluviais e servidas;
  • Limpeza natural de parte do esgoto;
  • Atração da fauna;
  • Limpeza do ar;
  • Redução do efeito ilha de calor urbano;
  • Economia de energia elétrica.

Seja para seguir esses Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ou seus próprios objetivos pessoais para ter mais natureza, economia, saúde e bem-estar em sua vida, diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável você encontra na Ecotelhado!

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!