imagem ilustrativa para simbolizar o que é esg

O que é ESG e qual sua importância?

Publicado

Você sabe o que é ESG? Essa sigla virou febre no mundo dos negócios e muitas empresas acabaram se baseando nessa técnica para nortear os rumos dos negócios.

Antigamente ter uma posição sobre ESG era uma tática de relações públicas. Porém, hoje em dia, com todas as mudanças rápidas e repentinas, esse termo tem se tornado fundamental para o futuro da empresa e para o sucesso e longa duração do negócio.

Leia o artigo e saiba mais sobre o que é ESG e qual a sua importância.

O que é ESG?

ESG é uma sigla em inglês para “environmental, social and governance” – ambiental, social e governança –, e é um termo usado para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma determinada empresa.

Ou seja, o ESG é utilizado para ajudar o negócio a buscar formas de diminuir os impactos no meio ambiente, ou seja, construir um mundo mais responsável para as pessoas e manter os melhores processos administrativos.

Além disso, o termo serve também para investimentos, pois, para aplicar dinheiro em determinado negócio, o investidor interessado observa também fatores ambientais, sociais e de governança da empresa.

Agora que você já sabe o que é ESG, conheça um pouco mais sobre cada um dos conceitos que fazem parte desta sigla:

Ambiental (Environmental) 

Este primeiro conceito refere-se às formas em que a companhia pensa em reduzir o impacto ambiental e a maneira na qual analisa as questões atuais, como aquecimento global e emissão de carbono; eficiência energética; gestão de resíduos; poluição e recursos naturais.

Social (Social) 

A letra S vem de Social e faz referência à maneira como a empresa se relaciona com seus colaboradores, sejam eles consumidores, parceiros ou funcionários. As pautas abordadas neste tópico seriam direitos humanos; diversidade; inclusão; proteção de dados; relações com comunidades; como os funcionários engajam; relacionamento com comunidades; políticas e relações de trabalho. 

Governance (Governança) 

Este ponto trata sobre a administração da empresa e as melhores práticas de gestão corporativa que a mesma pode adotar, como transparência e ética; remuneração e política na administração; canal de denúncias; diversidade no conselho; estrutura dos comitês de auditoria e fiscal.

ESG: Qual sua importância e suas vantagens?

Depois de entender o que é ESG e seus conceitos, é necessário destacar a importância da adoção dessa prática para as empresas. A ESG é responsável pelo sistema de políticas e práticas em que os negócios são focados e controlados, considerando as metodologias de contabilidade, diversidade no conselho, políticas anti fraudes, entre outros.

Agir a favor do ESG demonstra interesse no futuro e também traz visibilidade às instituições, além de criar uma boa estratégia de marketing. Essa estratégia considera a possibilidade de construir uma marca forte, promovendo crescimento, demonstrando visão a longo prazo, além de abrir o acesso a grandes serviços de capital.

Os conceitos e as estratégias nas empresas ajudam a passar uma imagem mais positiva para os consumidores e investidores, resultando em bons retornos financeiros. Por esse motivo, implementar políticas e práticas sustentáveis passou a ser uma alternativa inteligente de mercado. 

O impacto do ESG no ambiente empresarial é extremamente relevante do ponto de vista econômico, gerando benefícios tangíveis e intangíveis aos negócios.

Agora que você já sabe o que é ESG e sua importância para as empresas, aproveite para ler outros conteúdos relacionados em nosso blog

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!