Aqua: projeto com telhado verde em Chicago

Publicado

Projetado de acordo com a certificação LEED – dada a prédios e construções sustentáveis – o Aqua é um empreendimento residencial, aliado à um prédio comercial, com vista para o Harbor Park, próximo ao Lago Michigan, na moderna Chicago, EUA.

Cada andar da torre – que possui, ao total, 82 andares – possui uma fachada ondulada, que lembra os afloramentos de calcário ao longo do Lago Michigan, uma das inspirações do local.

A parte sustentável é inspirada em Robert Burle-Marxe. O empreendimento possui cerca de 8mil metros quadrados de telhado verde. O jardim no terraço do Aqua oferece uma paisagem naturalista, que além de embelezar, ajuda na redução da temperatura no interior do edifício e na perda de calor no inverno e diminui as necessidades de energia e refrigeração no verão de forma significativa.

O jardim e seus caminhos incluem vegetação nativa de árvores perenes, arbustos, gramíneas e árvores de folhas mortas. O telhado verde é regado por um eficiente sistema de irrigação por gotejamento.

Para saber mais detalhes sobre o projeto, acesse este link.