engenheira calculando transmitancia termica em projeto

Avaliação de Transmitância Térmica: o que é e como é realizada

Publicado

Você já reparou na importância do desempenho térmico nas construções? Já ouviu falar sobre a transmitância térmica?

O conforto térmico nas construções é uma das principais questões que devem ser analisadas na hora de projetar casas, edifícios, escolas, hospitais, indústrias, entre outros.

Se o conforto térmico não for contemplado, as pessoas poderão passar muito frio ou muito calor, o que tornaria a construção insustentável.

Portanto, conhecer o desempenho térmico dos materiais de construção, bem como a melhor forma de vedá-los, é fundamental para que os projetos sejam bem executados.

Para saber o que é transmitância térmica e essa avaliação é realizada, siga a leitura do texto!

O que é e como é realizada a transmitância térmica 

A transmitância térmica é o cálculo que permite a medição de quanto de calor será transmitido entre os materiais: 

U (transmitância térmica) = (W/m²·K)

O valor da transmitância térmica indica o quanto de calor é conduzido de um lado da parede até o outro.

Quanto menor o resultado do cálculo, melhor é o isolamento térmico. Quanto maior o resultado, menor é o isolamento térmico entre os materiais.

Quando a luz solar irradia na parede externa, ocorre uma transferência de calor entre os materiais de construção. O valor desta transferência vai influenciar, portanto, na temperatura interna do ambiente.

Clique no link a seguir para saber como os telhados verdes e jardins verticais contribuem para o conforto térmico e acústico nos ambientes.

Sistemas da Ecotelhado garantem conforto térmico aos projetos

O cálculo da transmitância térmica, que deve ser realizado por profissionais das áreas de arquitetura e construção, é fundamental para viabilizar a execução de qualquer projeto de construção.

Contar com o trabalho de profissionais especializados é essencial para garantir um projeto sustentável de qualidade.

Na Ecotelhado, os sistemas de construção sustentável são minuciosamente planejados para que o conforto térmico seja garantido nos ambientes.

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Piscinas e Lagos Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!