Existem grandes diferenças entre a bacia de detenção e a bacia de retenção, onde cada qual possui um papel específico no planejamento urbano.
Popularmente conhecidas como piscinões, trata-se de estruturas cujo objetivo é acumular de maneira controlada a água, evitando alagamentos nos locais onde estão instaladas.
Esse conjunto de estruturas são fundamentais para poder ocorrer uma saída de água com vazão controlada, evitando transtornos, prejuízos financeiros e ameaças à saúde pública.
Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!
O que é uma bacia de detenção?
A bacia de detenção é uma estrutura que está normalmente seca, servindo muitas vezes como uma pista de skate, local para caminhadas ou até mesmo uma quadra de esportes.
No entanto, o objetivo principal não é esse, mas sim o de deter as águas da chuva, evitando que esse volume prejudique os espaços onde existem as edificações.
Isso significa que em momentos de chuvas, a bacia de detenção fica coberta com água, então a liberação é feita de maneira gradual, reduzindo os riscos de enchentes, portanto, uma excelente opção para áreas urbanizadas.
Bons exemplos desse tipo de bacia podem ser encontrados na Avenida Polônia, em Porto Alegre, e no reservatório de detenção Jabaquara, em São Paulo.
O que é uma bacia de retenção?
A bacia de retenção, por sua vez, sempre possui uma lâmina de água em sua estrutura, por isso o apelido de “piscinão”.
Sua função é o de reter de forma permanente o volume de água e promover a infiltração ou evaporação, portanto, é muito importante para a recarga do lençol freático e consequente qualidade da água do espaço onde está instalada.
Como exemplo, em Porto Alegre existe uma bacia no Parque Marinha do Brasil, enquanto em São Paulo se encontra o reservatório Portuguesinha, no município de Taboão da Serra.
Principais diferenças entre bacias de detenção e retenção
Como vimos, a principal diferença entre as bacias está na permanência ou não de água em suas estruturas.
Na bacia de detenção, o principal objetivo é o de evitar que o alto volume de chuvas inunde determinado local, servindo então como espaço para a detenção, mas na sequência ela volta a ficar seca em função da evaporação e da fluidez da água para os rios.
Já no caso da bacia de retenção, normalmente é uma ótima opção para ambientes onde existam córregos e canais que servem para a fluidez da água e são utilizados nos momentos em que os volumes ultrapassam determinada altura.
Importância dessas bacias no planejamento urbano
Tanto a bacia de detenção como a bacia de retenção são fundamentais para:
- manejo sustentável das águas pluviais,
- prevenção de enchentes,
- sustentabilidade urbana.
Muitos municípios possuem regulamentações para a implantação dessas bacias, portanto, é preciso que todas as exigências sejam atendidas, inclusive a de normas ambientais.
Uma delas diz respeito ao desenvolvimento de projetos que atendam a um tempo de recorrência acima de 100 anos, portanto, voltadas também às gerações futuras.
É muito importante que os profissionais e gestores envolvidos em projetos como esses adotem práticas sustentáveis de drenagem, portanto, vale a pena um contato com especialistas que possam colaborar a esse respeito!