Imagem de um casal com roupa de banho, em uma piscina com gelo, para simbolizar os banhos frios

Fortaleça sua saúde: o poder dos banhos frios no seu sistema imunológico

Publicado

Tomar um banho quente no inverno nos proporciona calor e conforto, enquanto um banho frio no verão refresca e revigora. Se o objetivo é apenas buscar uma sensação agradável, a escolha entre abrir mais a torneira de água quente ou fria no momento do banho torna-se simples. 

No entanto, se buscamos fortalecer nosso sistema imunológico, os banhos frios emergem como uma excelente alternativa. Deseja conhecer mais sobre os benefícios físicos e psicológicos desses banhos, assim como explorar aspectos históricos, culturais e sua ligação direta com os elementos biofílicos, que promovem efeitos positivos da natureza sobre as pessoas? 

Então, continue a leitura abaixo para se aprofundar nesse tema e descobrir os segredos por trás dos banhos frios, colocando-os como objetivo principal de sua busca por bem-estar e saúde!

Banhos frios: história e tradição

Os banhos frios não são uma descoberta moderna, mas têm raízes profundas na história de diversas culturas ao redor do mundo. Essas práticas eram fundamentadas não apenas na higiene, mas também na crença de que a água fria podia fortalecer o corpo e a mente.

Uma das primeiras menções ao uso de água fria para o bem-estar foi no Papiro Edwin Smith, documento egípcio datado de 3.500 AC.

Sabemos também que os pensadores da Grécia Antiga, como Hipócrates e Platão, elogiavam os benefícios fisiológicos da água fria. Os antigos romanos tinham os chamados frigidarium (piscinas frias) para os seus banhos, e o médico e cirurgião chinês Hua To mergulhava os pacientes na calha de pedra fria em seu jardim até o vapor subir vários metros de altura.

No Japão, a tradição dos “onsens” (águas termais) destaca a importância dos banhos frios para equilibrar a energia do corpo e promover a longevidade, apresentando não só como um meio de revigoramento, mas também um teste de resistência. 

Guerreiros e samurais eram conhecidos por mergulharem no frio para desenvolver resiliência mental e resistência física. Com o tempo, esta prática se transformou num ritual calmante e rejuvenescedor, acessível a todos.

No século XIX, um agricultor alemão chamado Vincenz Priessnitz começou a promover um novo tratamento médico chamado “hidroterapia”, que usava água fria para tratar praticamente tudo. 

Embora uma pessoa extremamente simples, suas observações práticas foram vistas com entusiasmo por médicos da época, a partir das quais passaram a desenvolver pesquisas na época.

Culturas que valorizam os banhos frios

Diversas culturas contemporâneas continuam a valorizar e até mesmo exaltar os banhos frios como parte essencial de seus estilos de vida. Além do Japão e seus ainda utilizados “onsens”, na Finlândia, por exemplo, a tradição de saunas seguidas por mergulhos em lagos gelados é uma prática comum.

Além disso, na Rússia, as imersões em água gelada, conhecidas como “ice baths”, são consideradas benéficas para a resistência física e mental.

Essas práticas não são apenas rituais culturais, mas também refletem uma compreensão compartilhada sobre os benefícios dos banhos mais gelados para a saúde. A aceitação e incorporação desses hábitos em sociedades modernas demonstram a continuidade da crença nos poderes revitalizantes da água fria.

Quais são os benefícios para o sistema imunológico?

Embora não seja aconselhável para pessoas com problemas cardíacos, hipertensão ou sensibilidade extrema ao frio, nem indicado para gestantes e pessoas com condições médicas específicas, os banhos frios, de modo geral, trazem muitos benefícios à saúde humana.

1.Melhora da imunidade

A exposição à água fria ajuda no aumento da glutationa, um aminoácido que estimula o sistema imunológico, livrando o corpo de toxinas e auxiliando no combate ao estresse.

2.Mantém a pele e os cabelos saudáveis

Lavar o rosto com água fria ajuda a manter o viço da pele e também faz parte da maioria das rotinas de skincare, e isso não é por acaso.

Enquanto a água quente retira os óleos essenciais da pele, deixando-a seca e até mesmo piorando inflamações, lavar o rosto com água bem fria algumas vezes por semana pode contribuir para a redução de inflamações da pele e evitar também que o cabelo fique frágil.

3.Auxilia na recuperação muscular

Atletas profissionais costumam mergulhar no gelo por curtos períodos de tempo para aliviar a dor muscular após uma corrida ou jogo.

A terapia de imersão em água fria (mergulhar o corpo em gelo ou em banho frio) é uma prática comum em muitas atividades atléticas. Fisioterapeutas especializados em esportes sugeriram que o frio pode aliviar rapidamente o esforço de calor e reduzir a inflamação. 

Além disso, tomar um banho frio pode aliviar a hipertermia ao esforço, em comparação com nenhum tratamento.

4.Melhora na atenção

Tomar um banho gelado pode fazer com que a pessoa se sinta mais alerta, em grande parte devido aos seus efeitos no corpo. Assim, os chuveiros frios criam uma sensação de fortalecimento e alerta, o que pode levar a pessoa a ser mais ativa fisicamente.

5.Alívio da dor

Aplicações de água fria podem ter efeitos semelhantes aos anestésicos locais para alívio da dor.

Isso acontece graças à constrição dos vasos sanguíneos, o que pode ajudar a reduzir qualquer inchaço e edema que cause dor. A água fria também pode diminuir a velocidade com que os sinais nervosos conduzem os impulsos.

Isso pode reduzir a taxa na qual os nervos transmitem sinais de dor ao cérebro, diminuindo a percepção de dor da pessoa.

Banhos gelados e os elementos ecológicos 

Ao explorar a relação dos banhos frios com a natureza, é inevitável mencionar a conexão entre a água fria e ambientes naturais, como cachoeiras e a vegetação que a envolve. 

Os banhos de cachoeira proporcionam uma experiência única, unindo os benefícios físicos da água fria aos aspectos psicológicos positivos de estar imerso na natureza.

A água fria de uma cachoeira não apenas estimula a circulação sanguínea e fortalece os músculos, mas também proporciona uma sensação revigorante e uma pausa reconfortante da vida urbana.

A exposição à natureza durante os banhos gelados está associada a uma melhoria do bem-estar mental, redução do estresse e aumento da vitalidade.

Por isso que as chamadas piscinas naturais ou piscinas biológicas, como aquelas desenvolvidas pela Ecotelhado, têm surgido como uma alternativa interessante para unir os benefícios físicos e psicológicos da natureza com aqueles trazidos pelas águas frias, comumente observadas no ambiente natural.

Os lagos e piscinas naturais, ou biológicos, são os que não precisam de cloro nem de filtros para funcionar. 

Elas se mantêm graças às plantas aquáticas que garantem a limpeza e a manutenção, sendo construídas a partir de elementos biofílicos, imitando aspectos naturais existentes em lagos e rios, mas com a devida adaptação para um uso cotidiano como o destinado às piscinas tradicionais.

Sua ligação com a natureza e com o bem-estar

Os banhos frios são capazes de fortalecer o sistema imunológico, o que é comprovado não só pela ciência, mas pela própria história e por tradições culturais profundas, e sua ligação intrínseca com elementos ecológicos potencializam ainda mais seus benefícios físicos, além dos impactos positivos na saúde mental.

Ao fortalecer nossa conexão com a natureza e considerar eventuais banhos frios como um complemento aos nossos habituais cuidados com a saúde, promovemos um equilíbrio holístico entre corpo e mente, impulsionando nosso bem-estar de maneira natural e sustentável.

Sabia que na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável?

Então visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais!

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

IMAGENS:

Capa e Imagem 1: ST. George Journal

Imagem 2: Donny Kimball

Imagem 3: Jimmie Okayama

Imagem 4: Arquivo Ecotelhado