Benefícios das telhas ecológicas para prédios e residências

Publicado

A instalação de uma telha ecológica ou de um telhado verde oferece inúmeros benefícios para prédios e residências, desde questões relacionadas à funcionalidade como aquelas ligadas à estética do ambiente.

Quer saber mais sobre o tema?

Siga a leitura do artigo!

O que é uma telha ecológica?

Como citado no artigo “Vamos falar sobre telhados?”, uma pesquisa conduzida pelo instituto Lawrence Berkley National Laboratory (CA, EUA), cerca de 25% da superfície de uma cidade consiste de telhados. Por esse motivo,  é muito importante termos cuidado na hora de escolher qual tipo de telhado ou telha vai ser colocado na edificação.

Mas será que nós estamos realmente atentos a essa questão? Infelizmente, a maioria das pessoas ainda não. Isso se deve, em grande parte, à falta de atenção com o nosso meio ambiente. No entanto, muitas pessoas também desconhecem opções mais sustentáveis de telhados ou telhas.

Um ótimo exemplo de telhado sustentável para uma edificação são os telhados verdes ou Ecotelhados.

Os Ecotelhados representam uma evolução dos telhados verdes convencionais, pois integram todas as vantagens de um jardim suspenso, com a captação de água da chuva, o tratamento de efluente (esgoto sanitário), a captação da energia solar e muitos outros benefícios, como por exemplo:

  • Nas edificações horizontais ou mesmo nas verticais, o isolamento térmico proporcionado pelo telhado verde gera economia de energia, sendo capaz de reduzir em até 10°C a temperatura interna do ambiente.
  • Quando a água da chuva é reutilizada ou o próprio efluente tratado da edificação, o Ecotelhado não precisa ser irrigado com água potável.

Existem também as chamadas telhas sustentáveis, que podem ser fabricadas através de materiais reciclados ou provenientes de manejo florestal, no caso de madeira. Nas telhas produzidas com resíduos de fibras vegetais são usadas fibras vegetais de madeiras, como pinho e eucalipto, e de não-madeiras, como sisal, bananeira e coco, empregadas no reforço dos materiais cimentícios.

O principal inconveniente é que, em alguns casos relatados, ocorreu deformação da telha em função do calor da região.

Como realizar a instalação de uma telha ecológica?

A instalação de telhas ecológicas ou ecotelhados deve ser sempre conduzida por profissionais capacitados, afinal, a técnica requer atenção e expertise para um pleno funcionamento.

Para o Ecotelhado, é recomendado que seja instalado em uma laje plana, utilizando impermeabilização de PVC, com capacidade de formar uma cisterna para reuso de água da chuva e tecnologia anti-raízes.

Relembre quais são as plantas de cobertura mais indicadas

Após a instalação do Ecotelhado, é chegada a hora de escolher as plantas para a cobertura.

Afinal, ter atenção na hora de escolher a planta de cobertura para o telhado verde faz toda a diferença na decoração, mas principalmente na funcionalidade do local.

Por isso, recomendamos um artigo com 5 sugestões de plantas para a sua casa ou prédio comercial. Para ler, acesse o conteúdo “Como escolher a planta de cobertura do telhado verde”.

Então, gostou da leitura do artigo? Se você possui outras dúvidas relacionadas às telhas ecológicas ou telhados verdes, comente!