Imagem de uma rua alagada, com carros parados e chovendo para simbolizar a chuva em sao paulo

O que a chuva em São Paulo revela sobre a infraestrutura das cidades

Publicado

Foto de capa: Divulgação/Redes Sociais

O último feriado de carnaval foi trágico para muitas famílias do Litoral Norte paulista. Notícias, vídeos e imagens mostraram a chuva em São Paulo que desabou como um dilúvio e deixou rastro de destruição.

Como o desastre em São Paulo foi acontecer? Há diversas respostas para essa pergunta, mas há duas principais, dentro das quais poderão ser encontradas outras mais específicas: o fator climático e o fator infraestrutural.

Quer saber mais sobre isso? Então leia o conteúdo abaixo e confira!

Foto: MetSul 

O que explica o alto índice de chuva em São Paulo?

Segundo informações do portal MetSul, a chuva intensa ocorreu devido a uma área de alta pressão sobre o Sul do Brasil, associada a uma grande e forte massa de ar frio para esta época do ano, formando-se um centro de baixa pressão menor na costa do Sudeste do Brasil. 

Esse padrão de circulação levou vento carregado de umidade do mar em direção ao continente no sentido do litoral de São Paulo e a Serra do Mar, com chuva de natureza orográfica.

Episódios de chuva orográfica são de alto risco porque costumam trazer acumulados de precipitação localmente muito altos e que não raro até acabam superando as projeções dos modelos numéricos. 

Os litorais de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro são os de maior risco de eventos de chuva extrema de natureza orográfica no Brasil.

O volume de chuva em São Paulo foi tragicamente histórico, registrando quase 700 mm em poucas horas.

Diante disso, não teria como haver cenário menos catastrófico para a região atingida, correto?

Mais ou menos, afinal, esses desastres ambientais urbanos vêm acompanhados de dois fatores, e a intensidade das chuvas é o primeiro e, certamente, o principal deles, mas há o segundo: o da infraestrutura.

Foto: Prefeitura de Ilha Bela/Divulgação

Infraestrutura urbana contribui para o desgaste

A infraestrutura padrão das cidades não leva em consideração diversos elementos ambientais ou, se leva, não lhes dá a devida importância.

O modelo tradicional de telhados e coberturas existentes nas cidades, por exemplo, não leva em consideração a retenção e destinação das águas pluviais. Logo, praticamente toda água que cai sobre nossas casas e edifícios escorre para as ruas.

As vias públicas e privadas sobre as quais precipita, no entanto, se encontram impermeabilizadas por asfalto ou outros tipos de pavimentos inadequados para a absorção da água, a qual escorre para bocas de lobo construídas sobre esse mesmo princípio.

Elas tendem a levar as águas rapidamente para bacias de contenção que, em situações de elevados volumes d’água, logo se mostram saturadas, gerando alagamentos. O lixo acumulado nas ruas também contribui fortemente para isso.

As próprias bacias de amortecimento são, muitas vezes, ou grandes piscinões subterrâneos e impermeabilizados ou bacias de amortecimento expostas ao ar livre, mas desprovidas da tecnologia adequada.

Até mesmo áreas permeáveis, como canteiros, praças providas de gramados e parques, além de espaços privados, como pátios e jardins, também são projetados e construídos sob uma cultura que ignora ou subestima os efeitos negativos de grandes enxurradas.

Por fim, e não menos importante, muitas construções, precárias ou não, são erguidas em encostas e em outros locais inadequados. Assim, diante de chuvas torrenciais ocorridas em curto espaço de tempo, acabam vindo abaixo.

Logo, inundações e destruições de áreas públicas e privadas após tempestades com grandes volumes de água são relativamente frequentes nessa época do ano, especialmente nas regiões sul e sudeste do Brasil.

Assim, seria possível evitar desastres como os registrados no carnaval se a infraestrutura das cidades fosse mais adequada?

Infraestrutura verde urbana para cidades mais ambientalmente seguras

É claro que desastres como esses são desafiadores para infraestruturas de qualquer natureza. 

Nenhuma cidade se prepara para aguentar, em poucas horas, uma chuva com 600 mm. Logo, o estrago e a desgraça seriam grandes de qualquer maneira.

No entanto, práticas, técnicas e tecnologias de infraestrutura verde poderiam dar mais tempo para que outras medidas fossem tomadas, ao mesmo tempo em que o verde e a fauna seriam promovidos no ambiente urbano.

A infraestrutura verde é tão importante para os desafios relacionados à gestão da água nas cidades, o que envolve, obviamente, eventos referentes a enxurradas, alagamentos e inundações, que, nos EUA, por exemplo, a EPA (agência de proteção ambiental do país) a coloca com grande destaque para combater esse tipo de problema.

Assim, telhados e coberturas adaptados com sistemas de telhado verde, como, por exemplo, os Sistemas Azul e Verde, Laminar Alto e Médio conteriam grandes volumes de água da chuva antes que ela escorresse para as ruas.

Foto: Arquivo Ecotelhado

Pavimentos permeáveis aliados a jardins de chuva também serviriam para a detenção da água pluvial.

Foto: Arquivo Ecotelhado

Aliás, por falar em jardins de chuva, eles podem ser utilizados tanto em canteiros como em praças e parques, sendo possível existirem, graças a eles, diversas bacias de amortecimento de água nos mais variados locais.

Figura 6: Arquivo Ecotelhado

Enfim, catástrofes ambientais como as ocorridas no Litoral Norte de São Paulo durante o último carnaval são difíceis de prever com precisão, e seria até equivocado dizer que, se na região e em suas construções predominasse uma infraestrutura verde, nada do que vimos teria acontecido.

De todo modo, evitar ou reduzir danos que poderão ser causados por eventos como esses envolve a combinação de diversos fatores, desde a preocupação com alertas climáticos imediatos, desenvolvendo-se uma cultura de prevenção para situações como essas, até a infraestrutura mais adequada para suportar ou, pelo menos, mitigar tais desastres, sendo aquela conhecida como infraestrutura verde uma das mais indicadas para preparar cidades para contextos assim.

Sabia que na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável?

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!