Cidades usam tecnologia para sustentabilidade

Publicado

Novas soluções são apresentadas frequentemente para promover a sustentabilidade em construções nas grandes metrópoles. A preocupação com o meio ambiente quer transformar as cidades em parte da solução ambiental, e não mais do problema. Dados apontam que a população urbana mundial dispare nos próximos 20 anos, o que por consequência irá aumentar também o gasto com energia, o que não demanda medidas provisórias, e sim uma verdadeira reestruturação com medidas sustentáveis.

A solução é criar ambientes residenciais compactos que exijam menos recursos e extraiam o máximo da terra, água e energia que usam. Os ecotelhados já auxiliam no conforto térmico e também no reaproveitamento de água para que o desperdício seja mínimo, além de promover a biodiversidade.

Em Chicago, nos Estados Unidos, já são cerca de 350 projetos de telhados ajardinados cobrindo mais de 400 mil metros quadrados.

Você conhece outras formas de eixar o planeta mais verde? Nós, da Ecotelhado, mostramos para você:

Microturbinas Eólicas: Sabe aqueles enormes cataventos que vemos em Osório (RS), por exemplo? Eles são ideais para o campos, mas não podem ser instalados nas cidades, onde a vibração poderia chacoalhar as janelas além do barulho irritante.

Uma alternativa são as microturbinas, pequenos geradores que ficam no topo de prédios e são projetados para aproveitar as características típcas do vento nas grandes cidades. Cada turbina tem poder de 1 a 3 quilowatts, mas quando instaladas em conjunto com paineis de energia solar, conseguem gerar grande parte da quantidade de eletricidade para um prédio.

– Andar a pé e de bicicleta: Sabemos que no Brasil o sistem de transporte coletivo ainda deixa a desejar. Para ampliar as alternativas de locomoção, que tal abandonar os serviços de ônibus? Uma opção é reunir um grupo de colegas para percursos de trabalho de bicicleta ou através de caminhadas. Claro, as ruas devem oferecer maneiras seguras e convenientes para estes transportes, como amplas calçadas e muitas faixas de pedestres, além de pistas exclusivas para bicicletas e ciclovias.

A cidade de Songdo, na Coreia, foi projetada de modo que a maioria das lojas, parques e pontos de ônibus possa ser alcançada em uma caminhada de menos de 15 minutos, além de uma rede de 24 quilômetros de ciclovias.

– Coleta de Lixo Pneumática: Trata-se de um sistema centralizado, utlizando uma rede subterrânea de tubos pneumáticos, que podem substituir as frotas de caminhões que recolhem os lixos. Os tubos são utilizados já em dezenas de cidades pelo mundo, como por exemplo, na ilha Roosevelt, em Nova Iorque, onde opera desde 1975.


Faça a sua parte: adote telhados verdes e outras soluções ecológicas que dependem da estrutura de sua residência ou negócio para promover a sustentabilidade e economizar energia.

Posts relacionados:

>>> Um novo mundo através das práticas sustentáveis

>>> Saiba as principais dúvidas sobre telhado verde

>>> Ecotelhado presente no primeiro edifício “verde” de Porto Alegre