Ambiente biofílico e contato com a natureza: impactos para novas gerações

Publicado

Em uma geração que se distancia cada vez mais de ar puro, árvores e luz solar, o ambiente biofílico surge como uma solução para que crianças e adolescentes possam retomar o contato com a natureza.

Por isso, o artigo de hoje traz diversas curiosidades sobre o impacto negativo que a carência de recursos naturais está trazendo às novas gerações.

Continue a leitura!

Contato com a natureza e seu impacto positivo para a geração indoor

As brincadeiras na praça, no quintal e nas ruas são cada vez mais raras entre as novas gerações.

Atualmente, espaços ao ar livre estão sendo substituídos por atividades indoor. Fazemos com que essas gerações passem 90% do tempo dentro de casa, sem quantidade suficiente de ar fresco, luz solar e contato com a natureza.

O termo Indoor Generation – que traduzido significa “geração que vive entre quatro paredes” – ganhou notoriedade em 2018 por meio da campanha lançada pela empresa Velux, uma multinacional preocupada em trazer melhorias nos ambientes habitacionais.

O filme chama a atenção do público ao demonstrar os inúmeros malefícios causados às pessoas que passam muito tempo dentro de suas residências, com pouquíssimo contato com o ambiente exterior.

O artigo sobre “déficit de natureza“, publicado pela BBC, trouxe as percepções do estudo de Richard Louv, autor do livro A Última Criança na Natureza. Segundo Louv, a falta de contato das crianças com o meio-ambiente causa problemas físicos, como a obesidade, e mentais, como depressão, hiperatividade e déficit de atenção.

Por isso, escolas e associações preocupadas com o tema estão utilizando soluções que envolvem ambientes biofílicos para combater uma série de novos problemas que afetam principalmente essas gerações distanciadas da natureza.

O ambiente biofílico é responsável por integrar a natureza à determinado projeto, reconectando as pessoas com o ambiente natural e promovendo o bem-estar por meio dessa conexão. A biofilia cresce cada vez mais em centros urbanos, representando uma solução aos inúmeros efeitos negativos que acometem quem prefere passar o tempo dentro de casa.

Ambiente biofílico e suas possibilidades: conheça soluções em bioconstrução

O ambiente biofílico oferece inúmeras possibilidades aos seus usuários, ultrapassando a esfera da beleza e proporcionando benefícios valiosos, como o estímulo à criatividade e maior bem-estar àqueles que utilizam o espaço.

Em residências, por exemplo, o design biofílico pode ser integrado por meio do telhado verde, uma tecnologia que contribui para formação de um mini ecossistema, atraindo diversos pássaros, borboletas, joaninhas, abelhas e outros animais que foram eliminados do ambiente urbano com o crescimento das cidades.

Já o jardim vertical interior, outra opção para residências, oportuniza maior convívio com a natureza e melhora a qualidade e a umidade do ar.

Gostou do artigo? Então, aproveite para compartilhar com seus amigos nas redes sociais!