imagem de flores, árvores e céu para celebrar o dia mundial do meio ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente 2023: Descubra o foco deste ano

Publicado

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, data em que refletimos sobre a beleza da natureza e de tudo o que seus recursos nos proporcionam, tanto para a nossa sobrevivência quanto para o nosso bem-estar físico e espiritual.

Também é a data em que pensamos na importância do equilíbrio dos ciclos ecológicos em nosso planeta e na preservação e conservação do máximo possível de vida animal e vegetal.

Quer saber qual o foco da campanha da ONU que envolve o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2023? Leia o conteúdo abaixo e confira!

O que é o Dia Mundial do Meio Ambiente?

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas no ano de 1972.

O dia 5 de junho foi escolhido porque foi nessa data em que, naquele ano, aconteceu a célebre Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia.

Essa conferência é vista como um grande marco internacional, pois foi o primeiro movimento global para a defesa do meio ambiente, considerado por muitos como o momento em que as questões ambientais foram colocadas em um patamar digno dos direitos humanos.

Ela foi celebrada pela primeira vez em 1973 e, desde então, a cada ano, além das reflexões gerais sobre o equilíbrio climático e as condições do ambiente natural de nosso planeta, sempre são feitas campanhas a partir de um foco específico.

E qual a campanha de 2023?

Foco do dia mundial do meio ambiente de 2023

Para 2023, o foco da campanha é a busca por soluções para reduzir a poluição plástica.

Segundo recente relatório divulgado pelo PNUMA, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a poluição plástica pode ser reduzida em 80% até 2040 se os países e as empresas fizerem mudanças profundas nas políticas e no mercado usando as tecnologias existentes.

Esse relatório, cujo título é “Fechando a Torneira: Como o mundo pode acabar com a poluição plástica e criar uma economia circular”, propõe uma alteração sistêmica para combater as causas da poluição plástica, reduzindo a utilização de plásticos problemáticos e desnecessários, modificando-se o mercado rumo à circularidade desse material.

Conforme o relatório, isso pode ser alcançado por meio da aceleração de três mudanças importantes: reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação, além de diversas medidas para lidar com o legado da poluição plástica.

Divulgação/ONU

Ecotelhado e sua relação com o plástico

A campanha da ONU é desse ano, mas é há mais de uma década que a Ecotelhado desenvolve seus produtos tendo a preocupação com a reciclagem e a reutilização do plástico em seus produtos.

A empresa coloca em prática a ideia de economia circular, não apenas a partir da infraestrutura verde e do design biofílico que promovem, mas na sua própria composição, da sua fabricação ao reaproveitamento e descarte.

Sobre os módulos de plástico reciclado e reciclável é instalada a vegetação. Sistema de telhado verde é sustentável do berço ao berço – cradle-to-cradle (Arquivo Ecotelhado)

Sabia que na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável ?

Então visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Imagem de Capa: Reprodução/TurnOffThePlasticTap