Entre seus principais projetos, a Ecotelhado propõe uma solução de contenção para erosão de margens do Arroio Passo Fundo
Em sua sétima edição, o seminário Cidade Bem Tratada conta com o apoio da Ecotelhado, que está constantemente presente em eventos e iniciativas sustentáveis, que têm como objetivo, diminuir os danos ambientais causados pelo crescimento populacional. Entre seus principais projetos, a empresa propõe uma solução de contenção para erosão de margens do Arroio Passo Fundo. “O alto índice de impermeabilização das cidades ocasiona o aumento no nível de cursos de água em até sete vezes, e isso altera radicalmente a ecologia de vilipendiados santuários”, explica o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó. O objetivo é implantar um sistema de tratamento de esgoto ecológico, capaz de recolher o material orgânico e transformá-lo em compostagem. A construção de um parque com trilhas e área de educação ambiental para as populações ribeirinhas também está no projeto.
Com temas como a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Situação das Águas: novos conceitos de drenagem, tratamento e aproveitamento de efluentes, o seminário Cidade Bem Tratada acontece nos dias 11 e 12 de junho e integra atividades como visitas técnicas, exposição fotográfica, rodada de negócios sustentáveis e intervenção coletiva, deixando assim, as marcas de transformação criativa na cidade.
O seminário Cidade Bem Tratada é promovido pela Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas que, neste ano, faz uma parceria inovadora com o Fórum Internacional de Resíduos Sólidos – FIRS e com a Unisinos, para apresentar novas plataformas e projetos ambientais ligados à gestão de resíduos sólidos, água e energias renováveis.
Parque Linear do Arroio Passo Fundo
O projeto apresenta uma proposta de remediação e recuperação do arroio Passo Fundo e busca transformar o local em um parque linear ecológico, com trilhas e área de educação ambiental. Localizado no município de Porto Alegre, tendo sua nascente no morro da Apamecor (bairro Nonoai) e desembocando no arroio Cavalhada (bairro Cristal) e, por conseguinte, no Lago Guaíba, o Arroio Passo Fundo possui cerca de 4 km de extensão e apresenta grande intervenção antrópica, ao longo de suas margens, devido à densidade populacional no seu entorno.
Considerando que a drenagem urbana é um dos pilares do saneamento, o Projeto do Parque Linear do Arroio Passo Fundo tem a finalidade de demonstrar à sociedade que é possível utilizar tecnologias biofílicas na resolução de problemas urbanos, minimizando os impactos causados por uma urbanização não planejada.
Serviço
O que: 7º Seminário Cidade Bem Tratada
Quando: 11 e 12 de junho de 2018
Onde: Auditório Mondercil de Moraes do Ministério Público | Porto Alegre | RS
Endereço: Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80
Inscrições gratuitas pelo site: www.cidadebemtratada.com.br
Informações para a imprensa
Fernanda Calegaro – jornalista
51 99289-8601