EDIFÍCIO INSTITUCIONAL EM MG ADOTA SISTEMAS SUSTENTÁVEIS DA ECOTELHADO

Publicado

A nova edificação do serviço brasileiro de apoio às micro empresas de Minas Gerais (SEBRAE/MG), conta com uma estrutura moderna e sustentável. A obra enfrentou diversas dificuldades, fazendo com que o prazo se estendesse, tornando o processo de execução da obra muito mais longo e demorado. O trabalho só foi finalizado no ano passado, mas a edificação manteve, na essência, a sua configuração estrutural projetada inicialmente.


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais, oferece orientação a quem deseja abrir, diversificar ou ampliar um empreendimento, além de desenvolver projetos que favorecem o crescimento dos pequenos negócios.


A estrutura do prédio é composta por um bloco central em forma de barra – que tem uma das extremidades em balanço – com uma base mais larga. Os setores são separados por pavimentos: O térreo comporta os eventos e  os andares superiores do complexo são ocupados pelas atividades administrativas da instituição.

Estruturado em concreto, a edificação acomoda os andares de garagens, sendo arrematado pelo piso térreo, onde estão são realizados os eventos, cursos e treinamentos. O edifício utilizou o sistema de piso elevado vegetado, Laminar Alto, que é a única estrutura de telhado verde no mercado que serve como cisterna e é independente de irrigação com água potável. Isto porque ele retém água da chuva, e também funciona como tratamento e polimento de águas residuais.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referência | Arcoweb

Adaptação e edição | Pedro Henrique Leite