sustentabilidade

Sustentabilidade Eficiente: Retenção e Aproveitamento de Água com Telhados Verdes e Pavimentos Permeáveis

Publicado

Sem água, não há vida, mas água demais é um problema sério de sustentabilidade! E se nosso cotidiano contiver esses dois extremos? Pois é isso o que vemos por aí, com fortes tempestades que inundam rapidamente regiões de cidades (ou até mesmo cidades inteiras) e, por outro lado, uma ausência de iniciativas ambientais, públicas e privadas, para reaproveitar a água da chuva.

Assim, reter e reaproveitar a água pluvial deve ser um objetivo de todos, e formas de fazer isso precisam estar presentes nos projetos e nas construções de casas e edifícios.

Quer saber mais sobre esse assunto e entender como tecnologias de infraestrutura verde como telhados verdes e pavimentos permeáveis podem contribuir para uma drenagem urbana adequada e a redução do desperdício de água, melhorando a sustentabilidade? Então confira esse conteúdo!

A MULTIFUNCIONALIDADE DOS TELHADOS VERDES

Os telhados verdes não apenas oferecem benefícios estéticos, mas também desempenham um papel crucial na promoção da biodiversidade urbana, sustentabilidade e na retenção da água da chuva, absorvendo-a e retardando seu escoamento para as superfícies urbanas, proporcionando uma solução eficaz para o problema das enchentes.

Essa capacidade de retenção, no entanto, não é igual em todos os telhados verdes. Há aqueles que conseguem conter apenas o que a leiva de sua vegetação e o substrato que a acompanha suportam. Naqueles que possuem gel polímero hidroretentor, essa capacidade do substrato é aumentada.

Contudo, tecnologias de telhados verdes que disponham de módulos com reservas d’água se revelam a melhor opção, se a ideia é economizar com irrigação ao mesmo tempo em que evita o escoamento excessivo de água.

É o caso do Sistema Azul e Verde da Ecotelhado.

O Sistema funciona como um piso elevado, cuja parte inferior detém a água da chuva que corre para o dreno pluvial, enquanto, na parte superior, a água pluvial é retida, favorecendo a vegetação do telhado verde, além de reter partículas de impurezas que ficam sob as coberturas.

A estrutura natural da vegetação funciona como um reservatório superior. Assim, o excesso de água da chuva se infiltra para a bacia de amortecimento na parte inferior e, lentamente, a água passa pelo tubo de dreno inferior de menor diâmetro, fazendo com que a velocidade de drenagem diminua. Quando a intensidade de chuva aumenta, o excesso de água é drenado através de um tubo de maior diâmetro ligado ao sistema de escoamento de água pluvial do prédio.

Sistema de Captação Água da Chuva. Bacia de Amortecimento

Esse sistema, portanto, além de reter de forma eficiente a água da chuva, também é excelente para ser utilizado para reaproveitamento de água para fins não potáveis e sustentabilidade, servindo, a própria a cobertura, como uma cisterna.

A IMPORTÂNCIA DOS PAVIMENTOS PERMEÁVEIS E SUA INTEGRAÇÃO COM OUTRAS TECNOLOGIAS

Outra tecnologia imprescindível para a retenção e o reaproveitamento da água pluvial são os pavimentos permeáveis.

Os pavimentos permeáveis permitem que a água se infiltre no solo, reduzindo o volume que flui para os sistemas de drenagem e também são muito úteis para integrar sistemas de retenção, como jardins de chuva, bem de como de reaproveitamento hídrico para fins não potáveis, como cisternas subterrâneas.

É o que faz, por exemplo, o Ecopavimento Permeável Drenante, que, uma vez instalado sobre uma superfície permeável, permite a passagem da água e do ar evitando o acúmulo hídrico na superfície. É feito de grelhas alveoladas de plástico reciclado e suporta um peso compatível à base na qual será instalado.

Seu aproveitamento com bacias de retenção e reaproveitamento d’água também é muito eficiente, permitindo que a água da chuva seja absorvida com eficiência pela própria superfície vegetada ou coberta de brita do pavimento.

Se acumulada em cisternas subterrâneas impermeabilizadas, a água poderá ser reaproveitada para fins não potáveis, servindo, por exemplo, como reservatório de água contra incêndio, para fins industriais e para a irrigação de vegetação.

Também pode ser instalado com jardins de chuva, servindo como um reservatório permeável de amortecimento hídrico, aumentando a capacidade de infiltração da água pluvial e contribuindo para dotar de beleza o local de sua instalação, podendo ser utilizados tanto no meio urbano (vias públicas e calçadas) quanto em residências.

Sistemas de jardins de chuva como os da Ecotelhado, por exemplo, diminuem a chance de enchentes, pois retêm a água da chuva até o momento em que ela possa se infiltrar novamente no solo, sendo dotados de uma membrana permeável que o envolve, permitindo a entrada da água da chuva e evitando a entrada de sólidos no reservatório.

SUSTENTABILIDADE COM RESULTADOS

Ao buscar a sustentabilidade nas medidas a serem adotadas em projetos e construções e a adaptação a desafios ambientais urbanos, é preciso pensar na sua eficiência e nos resultados. O aproveitamento de tecnologias de infraestrutura verde como os telhados verdes e os pavimentos permeáveis devem ser pensados dessa maneira, sempre de forma holística e considerando sua multifuncionalidade e sua capacidade de integração com outras tecnologias que podem aumentar ainda mais o êxito daquilo que se propõem.

Um simples telhado verde retém mais água do que um telhado tradicional que não absorve nada, mas sistemas de telhados verdes com tecnologias que pensam além e consideram a retenção e até o reaproveitamento da água pluvial precisam ser prioridade quando é desenvolvido um projeto que vise à adoção de medidas de sustentabilidade, o mesmo valendo para os pavimentos permeáveis.

Sabia que a Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável?

Então visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

IMAGENS: Arquivo Ecotelhado