escola sustentável

Escola sustentável: soluções para o ambiente escolar

Publicado

Você sabe o que é uma escola sustentável? Muito se fala, atualmente, em empreendimentos sustentáveis, que agreguem soluções inteligentes para que sejam considerados sustentáveis e preservem ao máximo os recursos naturais.

Com as instituições de ensino não é diferente, até porque nesses locais é que se desenvolvem as futuras gerações. Telhado com vegetação, parque e extensa área verde são apenas alguns itens que fazem de uma escola um empreendimento sustentável.

Como se trata de um ambiente em que a prioridade é o desenvolvimento de crianças e jovens, uma escola sustentável precisa proporcionar um local no qual os pequenos cresçam em contato com a natureza.

Quer saber mais? Siga a leitura e conheça soluções que garantem um ambiente escolar sustentável.

Soluções sustentáveis para o ambiente escolar

Uma escola, como qualquer outro empreendimento, deve cumprir alguns requisitos para que seja considerada sustentável.

O primeiro passo é garantir que a estrutura física tenha os requisitos necessários. Confira algumas soluções para o ambiente escolar:

  • A construção deve permitir a entrada de luz natural em todos os ambientes
  • Pode-se adotar um sistema de reaproveitamento da água da chuva
  • A instalação de um sistema de energia solar garante sustentabilidade e economia
  • Uma cobertura com telhado verde mantém a temperatura dos ambientes
  • Abolir o desperdício de água
  • Reduzir o uso de papel
  • Cultivar uma horta comunitária
escola sustentável
Horta comunitária na escola é uma solução sustentável possível com Ecotelhado. Foto: Flickr

Além de estar contribuindo com o futuro do planeta, uma instituição de ensino tem o dever de ensinar aos seus alunos a preservar os recursos naturais a fim de garantir o próprio futuro.

Por isso, o segundo passo para uma escola sustentável é colocar em prática ações e estratégias de preservação dos recursos naturais.

A escola sustentável e a construção de um futuro melhor

O ambiente escolar é propício para a construção de novos conceitos e ensinar aos pequenos sobre sustentabilidade é uma grande missão.

Por isso, é preciso unir a teoria com a prática, com coerência. Além do prédio e do desenvolvimento das atividades não comprometerem o planeta, a instituição de ensino deve disseminar os conceitos de sustentabilidade para seus alunos.

Promover atividades ao ar livre é fundamental. Dessa forma, o aluno tem contato com o entorno e entende melhor o seu papel na comunidade.

Por que é importante os alunos terem contato com a natureza? É muito importante proporcionar o crescimento e desenvolvimento das crianças em um ambiente em que elas aprendam a preservar o meio ambiente e tenham contato com a meio que as cercam.

Além disso, é fundamental que todos sejam engajados na proposta de uma escola sustentável. Assim como o gestor, professores e alunos precisam ser constantemente envolvidos nas atividades e ações.

Afinal, de nada adiantará a construção de um belo empreendimento com todos os requisitos para preservar o planeta, se as pessoas não tiverem atitudes simples, tais como economizar água e energia, por exemplo.

Portanto, a escola sustentável é aquela que une a estrutura física, a construção de valores e o engajamento de seu público para construir um futuro melhor para o nosso planeta.

Então, gostou da leitura do artigo? Deixe o seu comentário abaixo!