Há quem imagine que os Telhados Verdes sejam possíveis somente em construções novas. Entretanto, coberturas antigas de casas ou apartamentos também podem receber os benefícios do sistema.
O importante nestes casos é que sejam observadas a resistência da cobertura (se o modelo for colocado sobre o telhado) e a impermeabilização da laje.
O estado das telhas deve ser verificado principalmente porque a estrutura de um Telhado Verde (que inclui suporte, terra, água e vegetação) pesa, em média, 40 kg por m².
Diante disso, para garantir o sucesso da adaptação, pode ser necessário trocar o modelo da cobertura – em especial quando se tratar de telhas de cerâmica, que quebram fácil com o passar do tempo.
“Ao escolher um modelo de cobertura verde mais pesado, o ideal é retirar o telhado antigo, que não aguentará a carga extra, impermeabilizar a laje e adaptar o sistema verde”, afirma João Manuel Feijó, diretor da Ecotelhado.
Durante a escolha do melhor produto para fazer a impermeabilização, analise o tamanho da área. Locais grandes e sem muitos recortes podem receber mantas asfálticas pré-fabricadas, mas é bom lembrar que sua aplicação deve ser feita em altas temperaturas (com a ajuda de um maçarico) e que não há liga com madeira.
Outro aspecto que merece destaque na hora de transformar a cobertura tradicional em verde é perceber a inclinação do telhado. Como haverá necessidade de manter o jardim, o que inclui regas e podas periódicas, não é indicado adaptar o sistema em telhados com inclinação superior a 30º.
“Locais com grande declive dificultam a instalação e, muitas vezes, desperdiçam uma possível área de lazer”, diz Feijó.
Mas a cobertura sustentável não é voltada exclusivamente ao telhado da casa. Além dele, locais como a varanda também podem se transformar em boas alternativas para trazer a natureza à decoração.
O importante é que a área seja aberta e receba luz do sol e água da chuva. Quanto à estrutura, não há necessidade de reforço, pois as varandas aguentam, em média, cargas de 200 kg por m², o que torna viável a aplicação do sistema.
A área externa também pode receber diversas alternativas verdes além do Telhado Ecológico. Jardins verticais e coberturas de trepadeiras são boas opções e dão novos ares às paredes da varanda.
* Reportagem de Bruna Bessi, publicada originalmente no Portal IG.
Posts relacionados: