Imagem de um prédio com fachada verde da Ecotelhado

Como fazer manutenção em fachada verde?

Publicado

Quando se cogita instalar uma fachada verde, o primeiro questionamento, inclusive antes de pensar no preço, é: como será feita a manutenção?

Claro, não estamos falando de jardins verticais artificiais, mas de estruturas vivas, paredes verdes no mais literal sentido, que precisam ser hidratadas e bem cuidadas se o objetivo é elas manterem sua vitalidade e beleza.

Vamos dar uma olhada em algumas dicas de manutenção em pequenas ecoparedes e em grandes fachadas verdes? Então, continue a leitura abaixo e confira!

O que é uma fachada verde?

Fachada verde, também conhecida como parede verde ou jardim vertical, refere-se a instalações de vegetação em paredes externas de edifícios. 

Essa prática visa transformar superfícies verticais em espaços verdes, proporcionando benefícios estéticos, ambientais e funcionais.

Essas fachadas podem ser compostas por uma variedade de plantas, como trepadeiras, musgos, samambaias e outras espécies adaptadas a condições verticais. 

Além da beleza visual, a fachada verde oferece diversos benefícios, como a melhoria da qualidade do ar, isolamento térmico, absorção de poluentes, redução do impacto ambiental e promoção da biodiversidade urbana.

Além disso, elas vêm se tornado uma tendência crescente em design urbano sustentável, contribuindo para a criação de ambientes mais saudáveis e agradáveis nas áreas urbanas. 

Essa abordagem também pode ajudar a enfrentar desafios relacionados à poluição do ar e ao aumento das temperaturas nas cidades.

Como fazer manutenção em fachada verde?

A manutenção adequada das fachadas verdes é essencial para garantir que as plantas continuem saudáveis, promovendo a estética desejada e os benefícios ambientais. Aqui estão algumas orientações e cuidados para a manutenção dessas fachadas:

1.Irrigação

A primeira e mais básica dica é estar atento quanto à irrigação da fachada verde. Seja um pequeno jardim vertical de apartamento a uma grande parede verde de um edifício, não deve faltar fornecimento de água para a vegetação.

No caso de grandes estruturas, recomenda-se sempre a utilização de sistemas automatizados de irrigação, os quais se mostram bem mais eficientes e econômicos se aliados a sistemas de jardins verticais hidropônicos, como é o caso do jardim vertical mamute, que dispõe de excelente reserva d’água em seus módulos;

O tempo de irrigação dependerá do local onde for instalada a fachada verde, ou seja, deverá ser observado se há maior incidência de sol ou predomínio de sombra, o que tem a ver, evidentemente, com o tipo de vegetação escolhida.

2.Vegetação

A escolha de espécies adequadas às condições climáticas da região e o cuidado quanto à exposição solar é fundamental ao realizar a escolha da vegetação e para planejar sua manutenção, afinal, algumas espécies de plantas necessitam de muita, enquanto outras, de pouca água.

Assim, o responsável pela manutenção da fachada verde deve verificar se o fornecimento de água é constante e se a vegetação está respondendo à quantidade de água fornecida, pois pode ser muita ou pouca.

Ao observar como a vegetação está se desenvolvendo e reagindo ao ambiente ao seu redor, é normal verificar o amarelamento da ponta das folhas das plantas. Para este caso, deve-se cortar as pontas e aguardar o desenvolvimento da espécie.

Deve-se, também, observar o local previamente à escolha das espécies componentes do sistema, pois locais ensolarados não devem receber plantas de ambientes sombreados e vice-versa.

As plantas que são sensíveis ao vento devem ser evitadas nas paredes externas.

Quando for verificado que a cor da vegetação está ficando desbotada, deve-se aumentar o período de fornecimento de água, recomendando-se a realização de uma fertirrigação, colocando-se o fertilizante líquido nos módulos do jardim vertical.

Percebendo-se que as folhas e os caules se encontram moles e pegajosos, certamente há excesso de água para a espécie vegetal colocada, devendo ser reduzida a periodicidade e o volume da irrigação.

E, ainda falando da vegetação, doenças e pragas podem aparecer, sendo que o respectivo tratamento e, se for o caso, a troca de mudas e espécies, dependerá de avaliação, de preferência profissional, a ser feita de caso a caso.

3.Manutenção em grandes estruturas: balancins

Em fachadas verdes instaladas em grandes estruturas, os cuidados, em si, são os mesmos referidos acima.

No entanto, diferentemente daquelas de menor ou médio porte, de natureza mais doméstica e situadas em locais de fácil acesso, nesse caso serão necessários equipamentos tecnicamente adequados para que a manutenção se dê de forma prática e, principalmente, segura.

Para isso é fundamental a utilização dos andaimes suspensos, especialmente os balancins.

Os balancins são estruturas suspensas por cabo que permitem acessar lugares mais altos.

São utilizadas principalmente na construção civil, como em reformas, limpezas, acabamentos de fachadas e demais reparos. No caso das manutenções de fachadas verdes de maior parte e instaladas em alturas mais elevadas, não é diferente e essas estruturas se revelam essenciais.

O uso de andaimes suspensos em operações de manutenção é regulamentado pela NR-18, que estabelece diretrizes para as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

No caso dos balancins, a NR-18 oferece orientações técnicas que visam a proteger os trabalhadores e a prevenir acidentes durante a execução de tarefas em alturas elevadas, devendo ser respeitados alguns requisitos básicos para que a manutenção das fachadas verdes seja bem-sucedida com o uso desses equipamentos.

Posicionamento Estratégico: Os balancins são instalados estrategicamente ao longo da fachada verde, permitindo que os trabalhadores tenham acesso a todas as áreas que necessitam de manutenção. Esse posicionamento cuidadoso é essencial para garantir a eficiência da operação e a segurança dos envolvidos.

Sistema de Ancoragem: De acordo com a NR-18, os balancins devem ser fixados a pontos de ancoragem seguros. Em fachadas verdes, isso implica a necessidade de avaliação prévia da estrutura, garantindo que os pontos de fixação suportem as cargas aplicadas durante a manutenção.

Uso Consciente de Ferramentas e Equipamentos: Os balancins não são apenas meios de acesso; eles também servem como plataformas de trabalho. Os profissionais devem estar cientes do peso das ferramentas e equipamentos utilizados, garantindo que as cargas aplicadas estejam dentro dos limites estabelecidos pela norma.

Boa manutenção: a chave da beleza e da vitalidade das fachadas verdes

Enfim, enquanto admiramos a beleza dos pequenos e médios jardins verticais e das fachadas verdes que adornam nossas casas, ambientes corporativos e grandes edificações, é preciso reconhecer a necessidade de mantê-los lindos e vigorosos.

Para isso, deve-se estar atento para a escolha da vegetação e do sistema (e periodicidade) de irrigação, além, é, claro nos casos das estruturas de difícil acesso, dos equipamentos adequados, como, por exemplo, andaimes suspensos, como os balancins, e que eles estejam em conformidade com as normas de segurança.

Tudo isso garantirá que as paredes verdes dos pequenos e privados espaços até aquelas que envolvem e embelezam os ambientes públicos sigam sempre vistosas, agradáveis e cumprindo, da melhor forma possível, seus serviços socioambientais e econômicos.

Sabia que na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável?

Então visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais!

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Imagens: Arquivo Ecotelhado