plantinha sendo regada para simbolizar fertirrigação

Fertirrigação: conheça os benefícios desse método

Publicado

Encontrar um método eficiente e prático para o cultivo de plantas é uma tarefa bastante importante em diversos projetos de paisagismo e a fertirrigação pode ser uma boa solução.

A técnica é usada no plantio de diversas espécies e traz benefícios que favorecem tanto um crescimento saudável por parte das plantas quanto um dia a dia mais prático para quem cuida delas.

Por isso, conhecer esse método pode ser o primeiro passo para deixar seus jardins mais bonitos e saudáveis, sem prejudicar a sua rotina.

Para entender o que é fertirrigação e quais são as vantagens de aplicá-la, continue a leitura!

O que é fertirrigação?

Mesmo que você não tenha o hábito de cultivar plantas, já deve ter ouvido falar na prática da irrigação, certo? 

Ela consiste em regar as plantas de forma uniforme e contínua, por meio de um sistema elaborado para garantir que os recursos hídricos necessários cheguem a toda uma plantação.

A fertirrigação utiliza esse mesmo método, mas, em vez de distribuir somente água, também leva fertilizantes ao solo, contribuindo com um crescimento mais saudável para diferentes espécies.

Assim, de uma só vez, a técnica cumpre as tarefas de irrigar e fertilizar plantações, o que contribui com uma rotina mais prática para os responsáveis por essas atividades.

De modo geral, os fertilizantes são diluídos na água, de acordo com as especificações de cada produto e também com as necessidades de cada espécie, e a substância é distribuída em jardins e lavouras.

Quais são as principais vantagens da fertirrigação?

São várias as vantagens proporcionadas pela fertirrigação, tornando-a uma opção cada vez mais popular para o cultivo de diferentes espécies.

Entre os benefícios desse método, podemos mencionar:

  • Gestão mais eficiente e responsável de recursos hídricos,
  • Aplicação mais efetiva dos fertilizantes,
  • Auxílio no combate a pragas que prejudicam o crescimento das plantas,
  • Controle eficaz dos nutrientes que chegarão até o solo,
  • Economia no uso de água,
  • Crescimento saudável de diferentes espécies.

Embora seja bastante comum nas lavouras e grandes plantações, a fertirrigação também tem se mostrado um excelente método para diversos projetos de paisagismo.

O contato com a natureza é cada vez mais valorizado em diferentes espaços, principalmente no contexto das grandes cidades e até mesmo nos estabelecimentos comerciais, o que faz com que estruturas como os jardins verticais ganhem cada vez mais destaque nesses ambientes.

Para aproveitar os benefícios de conviver com as plantas, seja em casa, no trabalho ou em outros locais, é preciso cuidar delas e garantir que estejam lindas e nutridas.

Como aplicar esse sistema em jardins verticais?

A fertirrigação pode trazer muitas vantagens para o seu jardim vertical, já que o método contribui com um crescimento saudável de diversas espécies.

No entanto, para aplicá-lo com sucesso, o apoio de um profissional é indispensável.

Afinal, além de conhecer os equipamentos mais indicados para cada caso, também é preciso compreender quais são as plantas mais apropriadas para cada ambiente e como fertilizar cada uma delas de maneira adequada.

Por isso, a Ecotelhado é sua maior aliada na construção do seu Jardim Vertical, uma alternativa que confere um design biofílico aos locais, tornando-os mais agradáveis e sustentáveis.


Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato com a Ecotelhado e esclareça todas elas! Aproveite para ler mais assuntos relacionados em nosso blog.