Na foto, Catarina Feijó, CMO da Ecotelhado junto a outros arquitetos da comitiva brasileira presente no evento.
Cerca de 10 arquitetos brasileiros estão presentes no Fórum Kazanysh na cidade de Kazan, na Rússia.
Na foto, estão presentes Luigi Falcon, Catarina Feijó, Vicente, Laurent, Odilo, Pedro, Pedro Martin Fernandes, Marcos Cereto e outros.
O fórum iniciou com apresentação de Odilo do IAB, com diversas palestras e inclusive um painel dedicado somente aos brasileiros. A organização do evento estava impecável!
Sobre o fórum
A primeira reunião entre reitores e professores de universidades de arquitetura do BRICS+ aconteceu em 7 de fevereiro, durante o Fórum Internacional de Arquitetura Kazanysh, em Kazan.
Representantes de oito países — incluindo Brasil, China, Índia e Rússia — discutiram cooperação acadêmica e o desenvolvimento de profissionais para a arquitetura moderna.
Como resultado, foi acordado que, em 2025, a Universidade Estatal de Arquitetura e Engenharia Civil de Kazan assinará um memorando de cooperação com o Centro de Arquitetura Contemporânea da Amazônia, no Brasil.
O encontro marcou o primeiro passo prático do Comitê de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano da Associação BRICS+ de Cidades e Municípios, promovendo o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre universidades.
O prefeito de Kazan, Ilsur Metshin, destacou que essa colaboração internacional ampliará os horizontes dos estudantes, elevando a qualidade da arquitetura e tornando as cidades mais atrativas e sustentáveis.
A CMO da Ecotelhado, Catarina Feijó, participou do evento, contribuindo com sua experiência em soluções arquitetônicas inovadoras e sustentáveis.
Sobre o local
Projetado por Oleg Shapiro, o novo edifício do Teatro Galiasgar Kamal foi escolhido como local do fórum deste ano. Suas portas foram abertas pela primeira vez para visitantes internacionais durante a conferência.
A conclusão de todo o Teatro Galiasgar foi um evento marcante para a comunidade arquitetônica.
O Concurso Internacional de Melhor Conceito de Teatro de 2022 atraiu inscrições de 537 arquitetos do mundo todo.
O projeto vencedor foi criado por Kengo Kuma & Associates (Japão) em colaboração com Wowhaus (Moscou), Werner Sobek AG (Alemanha) e a equipe Herman Bakulin (Kazan).
O novo Teatro Galiasgar Kamal é um dos exemplos mais proeminentes de cooperação arquitetônica entre países nos últimos anos. O projeto é uma extensão da aliança BRICS para enfrentar os desafios globais.
O que a cidade oferece?
A cidade de Kazan oferece muitas programações culturais, e com diferentes etnias envolvidas, sendo um destino inusitado em um primeiro momento, porém muito rico em experiências.
Visitando KAZAN KREMLIN – UNESCO