mulher carregando uma planta para simbolizar a hortoterapia

Hortoterapia: a importância do cultivo das plantas para a saúde mental

Publicado

Você já ouviu falar em hortoterapia?

Esse termo é usado para se referir à terapia hortícola, um modelo de tratamento alternativo que vem contribuindo para a saúde e o equilíbrio mental de milhões de pessoas em todo o mundo.

Inclusive, já faz algum tempo que se sabe que o contato com a natureza e a convivência com espaços verdes contribuem para o bem-estar.

Um estudo divulgado em 2014 pela Universidade Exeter Medical School, do Reino Unido, mostrou que pessoas que foram viver em áreas urbanas mais verdes obtiveram uma melhora imediata na saúde mental.

Esse mesmo estudo também constatou que as pessoas que vivem em áreas com menos contato com a natureza tiveram queda na saúde mental.

Incrível, não é mesmo? 

Neste post, apresentamos a hortoterapia, uma maneira prazerosa de cultivar plantas e receber os benefícios que essa simples ação traz à saúde mental dos seus adeptos. Continue a leitura e saiba mais!

O que é hortoterapia?

Hortoterapia é um tratamento alternativo que envolve o cultivo de plantas, hortaliças e jardinagem em geral, com o objetivo de melhorar a saúde física e principalmente mental das pessoas.

Fisicamente, o contato com a terra e com a natureza traz benefícios para o corpo, pois ajuda a aprimorar as habilidades e elevar a imunidade, atuando sobre a coordenação motora, saúde cardíaca e nas vias respiratórias.

É importante saber que essa terapia não envolve idas a fazendas, chácaras ou exige um terreno para o cultivo das plantas, pois pode ser aplicada por qualquer pessoa, mesmo que resida em um apartamento.

Isso significa que é perfeitamente possível se beneficiar da hortoterapia cultivando plantas, flores e temperos em vasos que possam fazer parte da decoração do seu imóvel, mesmo que você viva em um local onde o visual da sua janela seja de concreto.

Quem sabe essa não é a oportunidade de trazer até um ar mais urban jungle para seu imóvel?

Quais são os benefícios desta técnica?

Além dos benefícios físicos, a hortoterapia é uma excelente opção para a saúde mental.

O equilíbrio emocional é atingido a partir do contato com a natureza, valorizando a autoestima e proporcionando sensações de bem-estar e felicidade.

E o melhor: a prática da hortoterapia não exige grandes investimentos ou apresenta dificuldades que desestimulem a sua prática.

Pelo contrário, tudo pode se iniciar a partir de poucos vasos, terra e sementes que possam ser cultivadas em um apartamento ou em algum espaço no terreno da sua casa.

A partir dessa simples ação, os seguintes benefícios passam a fazer parte da sua vida:

Físicos e sociais

Você já percebeu que o cultivo de plantas irá fazer você se movimentar, porém, vai além disso, uma vez que proporciona contatos sociais e estimula a troca de experiências, ideias e relacionamentos com outras pessoas que também gostam dessa prazerosa atividade.

Inclusive, esse é um hobby que foi muito impulsionado pela pandemia, portanto, é bem comum encontrar pessoas que também cultivam suas mudinhas em casa.

Psicológicos e cognitivos

Outro fato importante diz respeito ao uso da mente e do sistema cognitivo. 

Em pouco tempo, você irá buscar por novas experiências, realizando pesquisas, conversando com especialistas e buscando informações a respeito de novas culturas.

Psicologicamente, isso desperta uma valorização da vida, ou seja, permite ver um sentido e uma motivação a cada novo broto que surge ou uma flor que se abre.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para ler mais assuntos relacionados no blog da Ecotelhado.
Entre em contato para saber mais sobre nossos sistemas e serviços!