poa-hospitais-sustentáveis

Hospitais sustentáveis: natureza em ambientes de saúde

Publicado

A sustentabilidade não deve limitar-se apenas a edificações urbanas com design arrojado. As construções sustentáveis devem se tornar cada vez mais comuns em nosso dia a dia, pois são responsáveis por diversos benefícios ao meio ambiente e a nossa saúde. E se tratando de saúde, existe um conceito bem atual sobre hospitais sustentáveis e as vantagens que o design sustentável traz aos pacientes, colaboradores e visitantes desse espaço. 

Quando pensamos no design de um hospital, as primeiras características que lembramos são as paredes brancas, os pisos frios e aquela paleta de cor pastel gélida. Agora, pense em um hospital com áreas verdes, com iluminação natural e com possibilidade de contato com a natureza. A segunda opção traz uma ideia de ambiente mais alegre, mais natural, menos frio e com mais vida. E essa é, justamente, uma das propostas dos hospitais sustentáveis.

poa-hospitais-sustentáveis
Jardim Vertical da Ecotelhado no Hospital Moinhos de Vento em POA.

A sustentabilidade nos ambientes hospitalares tornou-se tão importante, que já existe uma certificação ambiental, com foco em saúde e sustentabilidade, que é a LEED. A LEED é a única certificação ambiental vigente no Brasil e possui uma modalidade especial para os edifícios da área da saúde. Diversos hospitais do Brasil e do mundo já possuem o selo de sustentabilidade, como a Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Ochsner Health System, localizado em New Orleans.

Diversos estudos indicam que entrar em contato com a natureza, em média 30 minutos por dia, pode ser muito benéfico à saúde. O contato com áreas verdes evita o estresse, diminui a ansiedade, a depressão e as chances de desenvolver pressão alta. Em 1984, em um hospital da Pensilvânia nos Estados Unidos, o médico Robert Ulrich relatou que os pacientes internados em quartos com vista para árvores apresentavam uma melhora mais rápida.

A natureza por meio dos hospitais sustentáveis traz os seguintes benefícios a saúde:

  • Elevação dos níveis de vitamina D em nosso corpo;
  • Redução do estresse;
  • Promove o bom humor e a sensação de bem-estar;
  • Disponibiliza ar fresco, com menores índices de poluição; 

Conheça algumas soluções para tornar hospitais sustentáveis:

A Ecotelhado possui diversas soluções para hospitais sustentáveis, confira. 

  • Lagos e piscinas naturais: As piscinas naturais não precisam de cloro ou filtros, pois são as plantas aquáticas que garantem a limpeza e a manutenção das mesmas. Elas podem ser consideradas um jardim aquático, com diversas plantas e a possibilidade de criação de peixes, promovendo um lugar de paz e relaxamento em meio ao ambiente hospitalar. Além disso, as piscinas naturais podem ser instaladas em espaços reduzidos, necessitando apenas de profundidade; 
  • Parede vertical: É uma estrutura que integra a fachada interna ou externa de um ambiente e oferece um design biofílico aos locais, tornando-os mais agradáveis. A parede vertical é capaz de dissipar o calor, deixando o local termicamente mais confortável. Além disso, a parede verde também pode ser um ótimo bloqueador sonoro, protegendo o ambiente da poluição sonora. 

Quer saber mais sobre as soluções sustentáveis da Ecotelhado? Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossos produtos!