Na última semana tivemos uma ótima notícia, foi aprovado incentivo fiscal a prédios que instalarem telhados verdes e pelo menos 65% das coberturas.
O Projeto de Lei 1703/11, do deputado Jorge Tadeu, originalmente sugeria a obrigatoriedade de telhados verdes em construções novas com mais de três andares.
No entanto o deputado Herculano Passos fez a alteração para que o uso seja facultativo, mas que dê benefício fiscal para quem o fizer: “O telhado verde é um projeto inteligente, bom, sustentável e ambientalmente correto, que só traz benefícios. Por outro lado, o custo é maior e não pode ser uma coisa obrigatória. Agora, se a pessoa optar por fazer o telhado verde, terá benefícios fiscais, ou seja, um prêmio por estar preservando o meio ambiente.”
A proposta, em tem caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e nós torcemos para que logo esteja em vigor!
Um telhado verde traz diversos benefícios para uma cidade, como diminuir problemas de enchentes, melhorar a qualidade do ar, assim diminuindo problemas de saúde, melhorando a qualidade de vida, e trazendo a biodiversidade de volta para os grandes centros urbanos e incentivando a agricultura urbana.
Para o engenheiro civil Paulo Renato Guimarães, sócio fundador da Ecotelhado, o telhado verde é uma forma de resgatar o uso agrícola e ornamental do solo ocupado por edifícios. Ele ressaltou que a lei beneficiará não apenas quem está fazendo um telhado verde e os moradores do prédio, mas também a população em redor. “Vai ter menos enchentes na rua, mais oxigênio gerado pelas plantas, mais captação de gás carbônico pelas plantas, ou seja, menos poluição”, disse.