INFRAESTRUTURA: OBRAS PODEM SE TRANSFORMAR A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS DE SUSTENTABILIDADE

Publicado

Os investimentos retornam no setor de infraestrutura do país, gerando uma boa oportunidade para a reestruturação desse sistema, visto ainda como de baixa movimentação e posicionamentos significantes, o padrão de estrutura atual que compõe as grandes edificações e obras no país sinaliza uma forte mudança. Especialistas, arquitetos, engenheiros e outros envolvidos nos processos das grandes obras, afirmam que aderir sistemas sustentáveis e conscientes são capazes de reduzir significativamente os custos, acreditam que o futuro das edificações está na melhoria dos serviços e produtos que estão sendo desenvolvidos com a finalidade de reduzir e amenizar os impactos urbanos ao meio ambiente.

As grandes obras normalmente contam com alta tecnologia e um investimento imensurável para realizar grandes estruturas e consolidar a edificação em um determinado espaço. A maioria destes processos conta com posicionamentos e atitudes divergentes ao meio ambiente. Cada vez mais as pessoas estão questionando estes movimentos e buscando por aderir um estilo de vida sustentável. O futuro e o progresso das construções brasileiras estão sendo direcionadas para uma filosofia de empreendimento ecológico, onde as construções vão integrar modernidade, praticidade e sustentabilidade em uma única edificação.

A expansão de certificados LEED e AQUA cresceu muito nos últimos anos no Brasil, os processos de certificações sustentáveis estão crescendo cada vez mais, visando solucionar os problemas urbanos e inserir o conceito de infraestrutura verde como princípios primordiais e indispensáveis para a construção de residências e edificações. Os benefícios que as estruturas sustentáveis estão trazendo para a sociedade, prova que não está relacionada apenas com a preservação de recursos naturais mas também com a melhora na qualidade de vida da população, as gestões naturais estão reestruturando a maneira de se construir e projetar.