Jardim Vertical Mamute da Ecotelhado: hidropônico, sustentável e ideal para qualquer ambiente

Publicado

O Jardim Vertical Mamute da Ecotelhado transforma paredes comuns em exuberantes ecossistemas vivos, valorizando projetos com uma solução inteligente e sustentável que enriquece a estética de qualquer ambiente.

Em meio a verticalização e forte presença do concreto nas cidades, trazer a natureza para perto das pessoas nunca foi tão urgente.

Conforme o Green Building Council Brasil, 39% das emissões globais de carbono relacionadas à energia são provenientes de edifícios. Isso inclui desde a sua construção até sua vida útil, abrangendo iluminação, climatização, uso de elevadores e eletrodomésticos.

Sem contar que a verticalização também cria obstáculos à ventilação, agravando o problema da ilha urbana de calor.

O Jardim Vertical Mamute, desenvolvido pela Ecotelhado, é uma alternativa prática, inteligente, eficiente e sustentável que contribui diretamente para mitigar os impactos ambientais da urbanização e agregar valor estético aos espaços construídos.

Ficou interessado em saber como a nossa tecnologia faz a diferença ajudando a construir  um futuro verde e sustentável para todos? Continue a leitura e confira.

O que é o Jardim Vertical Mamute e como funciona? 

Reprodução: Arquivos Ecotelhado

O Jardim Vertical Mamute da Ecotelhado é um inovador sistema de revestimento vivo, ideal para transformar estruturas existentes ou em projeto em exuberantes jardins.

Ele foi especialmente pensado para integrar o verde à arquitetura urbana, transformando  muros, fachadas e paredes em verdadeiros ecossistemas vivos e funcionais, promovendo eficiência ambiental e beleza estética ao ambiente.

Ao contrário dos jardins verticais tradicionais, que utilizam substratos orgânicos, o sistema Mamute da Ecotelhado emprega a tecnologia hidropônica. Ele utiliza argila expandida, um material leve que retém a umidade e favorece o crescimento livre das raízes.

Como funciona o sistema hidropônico do jardim mamute? Cada floreira tem o seu compartimento interno para armazenagem de argila expandida. 

Quando a água é colocada no sistema, o líquido excedente escorre naturalmente para os vasos de baixo, criando uma espécie de “cascata”. 

Esse sistema permite que a água seja distribuída uniformemente, reduzindo a necessidade de regar com frequência e evitando desperdícios.

Por ser modular, a manutenção de todo o sistema é fácil e simples, afinal, os conjuntos podem ser desmontados sem perder o material.

Vantagens de um jardim vertical hidropônico 

Segundo estudo publicado na Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção (ReLAInEP), as conhecidas paredes verdes contribuem significativamente para o conforto térmico, na redução do consumo de energia e ajudam a mitigar os efeitos da ilha de calor.

Isso significa dizer que o Jardim Vertical Mamute ajuda na descarbonização das cidades, melhora o conforto térmico e a qualidade do ar. 

Também promove a biofilia, ou seja, conecta as pessoas com a natureza, torna os ambientes mais agradáveis, ajuda a reduzir o estresse e a melhorar a qualidade de vida.

Por adotar a tecnologia hidropônica, o Jardim Vertical Mamute da Ecotelhado oferece ainda mais vantagens, entre elas:

  • menor frequência de regas, trazendo mais praticidade ao dia a dia,
  • economia de água, já que usa o reaproveitamento do excedente, evitando desperdício,
  • maior autonomia, porque as plantas permanecem hidratadas por mais tempo.

Leia também: O impacto do design biofílico nas edificações brasileiras.

Aplicações e diferenciais da Ecotelhado 

Com dezenas de projetos realizados em todo o Brasil, a Ecotelhado é referência em arquitetura verde, oferecendo soluções personalizadas e de alto desempenho

Dentre as opções, destaca-se o Jardim Vertical Mamute, um sistema notavelmente versátil e, consequentemente, adaptável a uma ampla gama de projetos.

Em ambientes internos, por exemplo, pode ser aplicado em salas, recepções, corredores, escritórios entre outras estruturas. Além de decorar e valorizar o ambiente, também ajuda a melhorar a qualidade do ar, favorecendo o bem-estar e o relaxamento de quem usa o espaço.

Já externamente, é perfeito para fachadas, muros, varandas, pátios e áreas urbanas. Atua como barreira térmica e acústica, além de valorizar visualmente o espaço e melhorar a atmosfera do entorno.

Pode ainda ser usado em hortas urbanas, garantindo um alimento mais saudável e, claro, a conexão com a natureza.

O sistema Mamute da Ecotelhado se conecta facilmente com telhados verdes, coletores de água da chuva, painéis solares e outras soluções ecológicas, permitindo projetos integrados, sustentáveis e eficientes.

Agora que você conferiu os diferenciais e as vantagens do Jardim Vertical Mamute, que tal entrar em contato com a Ecotelhado e conhecer mais de perto a tecnologia?