Imagem do Rio Chicago para simbolizar os jardins flutuantes

Chicago verde: como os jardins flutuantes estão transformando os rios

Publicado

Cidades que se desenvolvem em torno de rios frequentemente enfrentam o desafio de preservar esses cursos d’água, garantindo-lhes limpeza e vitalidade para sustentar a vida aquática e terrestre que deles depende. 

Além disso, a atratividade dos rios para as pessoas é crucial, estimulando sua utilização para lazer, esportes e contemplação da natureza, e assim engajando a comunidade em sua conservação.

Mas simplesmente despoluir não é suficiente; é necessário ir além, revitalizando e naturalizando esses espaços. Um exemplo inspirador disso está em Chicago, nos Estados Unidos, onde o projeto Wild Mile vem se destacando como uma iniciativa inovadora de design biofílico e infraestrutura verde, com destaque para seus jardins flutuantes.

Neste artigo, vamos explorar como os jardins flutuantes estão desempenhando um papel crucial nesse cenário, transformando os rios de Chicago em verdadeiros oásis urbanos!

O que é o projeto Wild Mile?

Entre 2018 e 2019, a cidade de Chicago contratou a Urban Rivers, uma organização sem fins lucrativos que busca recuperar um trecho de 1,5 km do Rio Chicago, nos Estados Unidos, juntamente com parceiros como Omni Ecosystems, Skidmore, Owings e Merrill (SOM) e o Near North Unity Program, para criar o Wild Mile Framework Plan.

Elaborado ao longo de muitas reuniões comunitárias, o projeto Wild Mile se baseia na visão de uma ecologia urbana renovada para a cidade de Chicago, tornando mais limpas e saudáveis as águas e renovando os ecossistemas de vida selvagem.

A primeira seção, localizada ao longo do Canal North Branch do Rio Chicago, pode ser apreciada a pé ou de barco e foi inaugurada há pouco tempo, em julho de 2023. Desde então, já atraiu mais de 30.000 frequentadores, de moradores locais a turistas, educadores, pesquisadores e estudantes.

Os habitats do Wild Mile imitam um ecossistema natural de zonas úmidas, provavelmente existentes na área de Chicago muito antes de a cidade ser desenvolvida. Eles são baseados em pontões, feitos de materiais ecológicos e construídos para durar.

Povoados por espécies de zonas úmidas nativas do Estado de Illinois, os jardins permitem que as raízes das plantas cresçam através da estrutura física, diretamente no rio.

Além dos módulos semelhantes a jardins, certas partes do Wild Mile estão submersas e apresentam habitat subaquático destinado a imitar o fundo natural de um rio.

A ideia é que todo o trecho do Canal North Branch passe por essa revitalização, cujos resultados não serão benéficos apenas para a fauna e a flora local, mas seus uso serão fundamentais para fortalecer a economia da região.

Ilhas e jardins flutuantes para a limpeza d’água

Os jardins flutuantes são estruturas modulares que que dispensam ou reduzem o uso de produtos químicos, agindo como sistemas secundários e terciários de tratamento de esgoto doméstico e sistemas secundários de efluentes industriais.

Eles sustentam sistemas naturais que comportam plantas adaptadas a ambientes aquáticos, cujas raízes contribuem para a limpeza das águas que as irrigam.

Os jardins e as ilhas flutuantes revitalizam áreas de brejo ou pântano, e servem, também, como refúgio e alimentação para peixes, além de oferecerem um apelo paisagístico que só a natureza é capaz de dar.

Esses jardins podem se encontrar conectados às margens dos rios, como se fossem uma extensão sem a necessidade de aterramento, ou na forma de ilhas (as chamadas ilhas flutuantes).

Em ambos os casos, o efeito benéfico para as águas correntes é o mesmo, além de atraírem a fauna local e desenvolverem a flora a partir de elementos nativos.

Projetos como os de Chicago são inspiradores não só para grandes empreendimentos públicos, mas também para pequenas iniciativas privadas que busquem tornar, ou manter limpas, saudáveis e atrativas para a fauna, a flora e, claro, para as pessoas, as águas situadas nas suas margens ou que atravessem suas propriedades!

Jardins flutuantes da Ecotelhado

Sabia que você pode desenvolver e instalar jardins e ilhas flutuantes com a Ecotelhado?

Produzida com material descartável, o sistema de jardins e ilhas flutuantes da Ecotelhado permite que diversos tipos de plantas sejam cultivadas, auxiliando no tratamento hídrico, trazendo vida às águas contaminadas por esgotos domésticos ou industriais.

Os módulos que compõem o sistema permitem a escolha entre vários tipos de design. Além disso, possuem um baixo custo de manutenção, têm durabilidade superior a 25 anos e resistem a variações consideráveis do nível da água.

Então, se a ideia é colocar em prática a inspiração dada por projetos como o Wild Mile, a Ecotelhado é parceira para torná-los realidade!

A Ecotelhado,  além de seus jardins e ilhas flutuantes, também oferece outras diversas soluções para  Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável!

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais!

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

IMAGENS:

Imagem 4: Arquivo Ecotelhado

Demais imagens: https://wildmile.org/