Imagem de uma varanda de casa em estilo madeira para simbolizar as mini casas

Tiny Houses ou Ecotinyhouses? Conheça as mini casas do Jardim das Aroeiras

Publicado

Com o conceito das Tiny Houses, chegou um empreendimento com mini casas construídas e adaptadas com o Sistema Construtivo da Ecotelhado, as chamadas Ecotinyhouses.

É o Jardim das Aroeiras!

Quer conhecer e saber mais sobre a proposta deste empreendimento? Leia o artigo e confira!

As mini casas do Jardim das Aroeiras

O Jardim das Aroeiras é um empreendimento situado em uma área com mini casas na Praia da Ferrugem, em Garopaba, SC. 

Elas foram construídas e reformadas a partir de soluções sustentáveis de infraestrutura verde.

O objetivo é fornecer aos hóspedes uma experiência tranquila junto à natureza, mas com bastante conforto e aconchego.

São três Tiny Houses: a Cabana dos Sabiás, a Cabana das Aracuás e a Cabana das Andorinhas.

Cada uma delas possui características específicas, do estilo à dimensão, mas todas têm em comum o fato de serem dotadas de design biofílico e tecnologias de infraestrutura verde, além, é claro, de promoverem forte conexão com a natureza.

O terreno conta ainda com um açude, que abastece todas as Tiny Houses do espaço, e diversas árvores frutíferas.

Os hóspedes também têm acesso ao atelier, um espaço de uso comunitário com cozinha, wi-fi e espaço para eventos. 

Se for do interesse dos clientes, sua experiência pode ser acrescentada com aulas de surf, yoga, trilhas guiadas, massagens, oficina de marcenaria e aulas de tecido acrobático.

O nome Jardim das Aroeiras foi escolhido em homenagem à árvore nativa Aroeira-Vermelha, muito importante para o processo de recuperação da área original que, antes de adquirida, havia sido reduzida a um pasto para gado. 

Além disso, esta é uma planta medicinal com propriedades cicatrizante e anti-inflamatória e de uso na culinária.

Empreendimento com Ecotinyhouses

Para que suas construções tivessem o mínimo impacto ambiental possível, escolheram projetos de arquitetura modular e utilizaram o Sistema Construtivo da Ecotelhado, que possibilita rápida instalação e com acabamento de plantas no exterior.

Com estruturas de steel frame (aço galvanizado) ou wood frame (madeira), o Sistema Construtivo conta com módulos exclusivos da Ecotelhado, sendo uma solução prática e econômica para profissionais das áreas de arquitetura e construção desenvolverem projetos diferenciados, proporcionando melhor qualidade de vida às pessoas através de ambientes biofílicos, ecológicos e sustentáveis.

Assim, as mini casas da hospedaria são Ecotinyhouses®, modelo de casas ecológicas e sustentáveis construídas com o Sistema Construtivo Ecotelhado.

As Ecotinyhouses do Jardim das Aroeiras têm telhados verdes com captação e reuso de água da chuva, vasos sanitários de 0,5L, que evitam desperdício de água, e separação de águas cinzas e negras para tratamento biológico.

Além disso, algumas de suas paredes foram erguidas com o sistema de Ecobarreira Acústica, também chamada de Muro Verde ou Muro Vegetado.

O isolamento ocasionado pela Ecobarreira se dá através da utilização de duplo revestimento de placas de plástico reciclado intertravadas e uma camada central de fibra de coco, além da massa de vegetação crescendo pelos dois lados do muro.

A cobertura verde da Ecotelhado e a Ecobarreira dão um grande conforto térmico ao interior das cabanas, reduzindo a necessidade de uso de ar-condicionado.

Enfim, das casinhas à natureza local, da paz de espírito àquela proporcionada pela paisagem exuberante, o lugar é incrível em todos os sentidos!

E então? Pensando em recarregar as baterias em meio à natureza?

Que tal conferir o empreendimento e curtir seu conforto e aconchego ao mesmo tempo em que você experimenta, no corpo e no espírito, os benefícios do design biofílico e das tecnologias de infraestrutura verde desenvolvidas pela Ecotelhado que você encontra por lá?

Agora, se a ideia é se inspirar nesse projeto para desenvolver o seu, visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Texto: Renan E. M. Guimarães

Imagens: Arquivo Ecotelhado