No contexto de um mundo cada vez mais urbano e preocupado com a sustentabilidade, a integração de elementos naturais nos espaços construídos tornou-se uma prioridade essencial. Entre as soluções inovadoras que emergiram para enfrentar os desafios ambientais e estéticos das áreas urbanas, os muros verdes, também conhecidos como paredes vivas, surgem como uma abordagem multifacetada e sustentável.
Alguns muros verdes também podem se apresentar de maneira artificial, conseguindo, por vezes, manter o apelo estético, embora sem outros benefícios oferecidos por aqueles que contam com a própria natureza em sua estrutura.
Quer saber mais sobre muros verdes, entender suas vantagens e pegar algumas dicas para deixar suas paredes e fachadas sempre belas e funcionais? Então leia o conteúdo abaixo. Confira!
O QUE É MURO VERDE?
Um muro verde, também chamado de parede verde, é aquele composto por plantas que assumem o protagonismo visual e funcional da estrutura. Ele poderá se apresentar na forma de uma cerca viva desprovida de qualquer construção, de uma parede coberta ou ocultada por vegetação ou de um jardim vertical.
Uma cerca viva é uma divisão natural de ambiente que pode marcar os limites de um terreno ou de uma área privada interna ou externa. A ideia é usar as plantas não apenas para decorar, embelezar ou até mesmo vitalizar um espaço, mas utilizá-las com uma finalidade mais ampla, como parte da infraestrutura do local.
Já uma parede coberta ou ocultada por vegetação é aquela erguida com uma estrutura tradicional, mas que foi projetada ou adaptada para ser envolvida por vegetação plantada rente a ela, envolvendo-a na forma de trepadeiras, ou crescendo de maneira e cobri-la, total ou parcialmente.
Por fim, um muro verde também pode se apresentar na forma de um jardim vertical, que seria a adaptação de um muro ou parede por meio da utilização de tecnologias de infraestrutura verde, como módulos, que permitirão que uma diversidade muito maior de plantas se desenvolvam sobre a estrutura sem que suas raízes dependam de uma conexão com o solo ou cresçam para cima, em direção ao céu.
Assim, sistemas de jardins verticais possibilitam que espécies mais belas, delicadas e até ostentosas cubram, total ou parcialmente, uma parede, viabilizando um trabalho paisagístico mais interessante, livre e criativo, alternando, lado a lado, diversas espécies, o que não seria viável de outra maneira.
Além disso, os jardins verticais são muito práticos quando se fala na instalação de seus módulos, na sua substituição por outros e até mesmo, dependendo do sistema utilizado, na sua retirada depois de um tempo e reaproveitamento em outro local.
PARA QUE SERVE UM MURO VERDE?
O grande objetivo ao se erguer um muro verde, ou adaptar uma parede para esse fim, é dotá-lo de design biofílico, ou seja, de um design que remeta a elementos da natureza.
Um design biofílico não possui, necessariamente, elementos vivos da natureza. Jardins verticais artificiais, imagens virtuais de paisagens, pinturas que remetem a elementos naturais e estilos arquitetônicos que geram alguma conexão visual com aspectos do ambiente onde se encontram podem ser considerados também como design biofílico.
Porém, muito além do design biofílico, um muro verde serve para aproveitar aquele espaço vertical para aumentar a área verde de um local, mesmo que apenas visualmente (como no caso dos muros verdes artificiais), disso extraindo o máximo de benefícios para aqueles que vivem, trabalham ou meramente circulam pelo local.
COMO FUNCIONA UMA PAREDE VERDE
Um muro verde, ou uma parede verde, pode funcionar tanto como uma mera divisão de ambientes abertos (como entre terrenos ou junto à rua) ou fechados (no interior da edificação ou em seu pátio), como uma estrutura para sustentar um elemento decorativo cheio de funcionalidades ambientais, sociais e, dependendo do caso, até econômicas.
Em todas as situações, a ideia é delimitar espaços, mas aproveitando a estrutura para aumentar a área vegetada do local.
Em áreas externas, os tipos de muros verdes podem variar bastante, mas, em locais fechados e mais sombreados, eles acabam tendo que se apresentar na forma de jardins verticais, podendo ser naturais ou artificiais.
MURO VERDE ARTIFICIAL X MURO VERDE NATURAL
Dificilmente um muro verde do tipo cerca viva ou parede envolvida ou coberta por vegetação se apresentará com plantas artificiais. No entanto, é comum encontrarmos muros verdes com plantas artificiais na forma de jardins verticais.
Um muro verde artificial é aquele desenvolvido com plantas artificiais idênticas às naturais.
O ponto positivo é que elas não necessitam de manutenção ou iluminação e sombreamento específico. As novas tecnologias de manufatura facilitam a produção de plantas permanentes iguais às naturais, dando uma aparência realista através da textura, brilho, cor e até movimento. Depois de um tempo, se assim for da vontade da pessoa, é possível substituir essas plantas artificiais por outras.
Embora essa aparente “vantagem” em relação à manutenção e até quanto à “variedade” de plantas aproveitáveis, já que se está falando de estruturas sintéticas, os muros verdes artificiais têm a desvantagem de serem justamente isso, ou seja, artificiais. Isso significa que eles não têm a capacidade de gerar a interação com a natureza que apenas os muros verdes naturais têm.
Um muro verde natural, feito com plantas naturais, portanto, é capaz de aumentar a biodiversidade no local, atraindo vida animal, como borboletas e passarinhos, além de melhorar a qualidade do ar, reduzir a poluição sonora e trazer conforto térmico para o lugar e seus arredores.
Dependendo das plantas do muro verde, especialmente em jardins verticais, é possível aproveitar a estrutura para cultivar hortaliças, ervas e temperos que poderão ser aproveitados na alimentação cotidiana e para fins lúdicos e educacionais junto às crianças.
Além disso, um muro verde natural apresenta um ciclo de vida das plantas, as quais, uma vez podadas e irrigadas adequadamente e dispostas sob a luminosidade indicada, sempre se mostrarão exuberantes e vigorosas.
QUAIS AS MELHORES PLANTAS PARA UM MURO VERDE NATURAL?
Quando se está falando nas melhores plantas para um muro verde natural, é preciso pensar no tipo de estrutura, ou seja, se o muro se apresentará como uma cerca viva, uma parede coberta por vegetação ou um jardim vertical.
Para cercas vivas, há vários tipos, como, por exemplo, a Clúsia (Clusia fluminensis), Coroa-De-Cristo (Euphorbia milii) e o Cipreste Italiano (Cupressus sempervirens). Além desses, não podemos deixar de mencionar a Thuja Verde (Thuja occidentalis), o Hibisco-Da-Síria (Hibiscus syriacus), o Buxinho (Buxus sempervirens), o Jasmim-de-Madagascar (Jasminum polyanthum) etc.
Se a ideia for um muro verde apresentado como uma parede coberta por vegetação, plantas como a hera (Hedera helix), a trepadeira-castanha (Tetrastigma voinierianum) e a tumbérgia sapatinho (Thunbergia mysorensis) são alguns exemplos de vegetação que envolvem um muro com beleza e eficiência, por vezes necessitando de estruturas que lhes auxiliem enquanto se desenvolvem.
Caso o objetivo seja apenas ocultar o muro, então há outras opções, como o podocarpo (Podocarpus macrophyllus), o Bambu Japonês, também conhecido como Metake (Dracaena braunii), o Maricá (Mimosa bimucronata) e tantos outros, os quais não necessitam trepar na estrutura, crescendo rente a ela de forma livre.
Para muros verdes pensados a partir da utilização de sistemas de jardins verticais, a variedade de plantas é bem maior, e tudo dependerá, obviamente, da luminosidade, do clima local e da necessidade de irrigação da vegetação, além do projeto paisagístico, é claro. Aliás, isso vale para qualquer muro verde!
Assim, no Brasil, algumas das plantas mais recomendadas para jardim vertical são o Abacaxi Roxo (Tradescantia Spathacea), o Antúrio (Anthurium andraeanum), o Asplênio Crespo (Asplanium Scolopendrium), a Barba-de-Serpente (Liriope Musicari), o Boldo-de-Jardim (Plectranthus neochilus), entre outros.
COMO CONSTRUIR UM MURO VERDE?
Como dissemos, há muros verdes que independem de uma estrutura, como as cercas vivas, aqueles que se apresentam na forma de um encobertamento de uma construção por vegetação e os jardins verticais.
Tanto no primeiro quanto no segundo caso, todo o passo a passo está relacionado com técnicas básicas de jardinagem. A diferença é que, no primeiro, o local escolhido para a plantação das mudas deverá ser o da delimitação da cerca viva, enquanto que no segundo, esse lugar, evidentemente, será rente à parede já existente.
Em ambos os casos, deve-se, após a escolha do local e da vegetação:
1) Preparar a terra para o plantio da vegetação, fazendo uma linha na terra que siga sobre o solo nivelado e preparado para plantio, o qual deverá receber iluminação adequada para que a vegetação escolhida se desenvolva adequadamente;
2) Plantar as mudas, cuidando para deixá-las separadas por uma distância de cerca de um metro para que as plantas se desenvolvam por completo;
3) Finalizar o plantio, momento em que deverá ser coberta a linha criada na terra onde foi plantada a vegetação, a qual precisará ser regada em toda essa extensão até que o solo se assente;
4) Realizar a manutenção da vegetação.
Porém, quando se está falando de um muro verde que se apresente como um jardim vertical, tudo pode ser muito mais simples e rápido, como é possível perceber no passo a passo da instalação de um Jardim Vertical Mamute desenvolvido pela Ecotelhado.
COMO CONSTRUIR UM MURO VERDE COM O JARDIM VERTICAL MAMUTE
1) Escolha a parede onde será instalado jardim vertical;
2) Meça a distância exata para instalação dos suportes na parede encaixando uma floreira nos suportes e marcando com lápis o local exato de fixação dos 4 parafusos (um parafuso em cada extremidade dos suportes).
3) Com uma furadeira, fure a parede nos pontos marcados e encaixe as buchas;
4) Segure os suportes e encaixe os parafusos, fixando-os na parede;
5) Ccoloque as mudas de plantas nas floreiras, completando-as com substrato leve;
6) Encaixe as floreiras já vegetadas nos suportes. Comece a encaixar pelo último gancho e encaixe uma floreira a cada 3 ganchos.
A CERCA VIVA ECOBARREIRA: TODOS OS TIPOS DE MURO VERDE EM UM SÓ
Agora, além desses três tipos de muro verde, há aquele que, ao mesmo tempo, concentra tudo o que se busca em uma cerca viva, em uma parede coberta por vegetação e em um jardim vertical: a Cerca Viva Ecobarreira!
A Cerca Viva Ecobarreira funciona como um muro vegetado de montagem rápida e de baixa manutenção, também servindo como uma excelente barreira acústica, contribuindo para a harmonia do meio ambiente por meio do seu design biofílico. São barreiras que se mimetizam ao ambiente natural, tornando-se mais atraentes à medida que a vegetação cresce.
O isolamento proporcionado pela Cerca Viva Ecobarreira se dá através da utilização de diferentes materiais, com duplo revestimento de placas de plástico reciclado intertravadas e uma camada central de fibra de coco, além da massa de vegetação crescendo pelos dois lados do muro.
Ela é composta por cinco componentes:
1) Estrutura de perfil metálico de sustentação;
2) Placas laterais de plástico reciclado;
3) Trancas centrais de plástico reciclado tipo guilhotina;
4) Fibra de coco;
5) Plantas diversas.
Estes componentes individuais são encaixados sem nenhum parafuso ou soldagem, reduzindo a possibilidade de falhas humanas na montagem do sistema.
A Cerca Viva Ecobarreira, portanto, oferece a delimitação física e a privacidade buscada por uma parede tradicional, mas na forma de um muro verde que se apresenta com a ostentosa vegetação de grandes cercas vivas ou de construções cobertas por plantas, e com a praticidade de instalação e manutenção oferecida por jardins verticais.
Enfim, na hora de escolher o tipo de muro verde a ser construído, não deixe de olhar para opções criativas que poderão lhe dar exatamente aquilo que você procura, mas com uma beleza, praticidade e eficiência muito maiores do que você poderia imaginar!
Sabia que a Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável?
Então visite a nossa loja online e conheça navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.
Entre em contato para fazer o seu orçamento!
IMAGENS: Arquivo Ecotelhado