Ao estudarmos o que é permacultura, vamos perceber que se trata de uma prática que visa contribuir para a criação de áreas biofílicas, ecológicas e sustentáveis utilizando-se de conhecimentos tradicionais aliados à ciência moderna.
A ideia do termo permacultura foi criada na década de 1970, na Austrália, pelos ecologistas da mesma nacionalidade, Bill Mollison e David Holmgren, na época eles desenvolveram o conceito “permanent agriculture” que significa “agricultura permanente”.
O estudo dos ecologistas australianos tinha como proposta o planejamento agrário de sistemas de vegetais que se preservassem naturalmente e que pudesse produzir recursos suficientes e de forma não predatória, e atendesse às necessidades do ser humano.
Com o passar dos anos, o conceito de permanent agriculture foi além das práticas agrárias e abraçou outras áreas, principalmente a da engenharia, arquitetura e ciências sociais, passando a denominar-se permanent culture (cultura permanente ou permacultura).
Essa união visa estimular as pessoas a trabalharem com a natureza para projetar ambientes sustentáveis que atendam as necessidades humanas básicas e as infraestruturas que as apoiam.
A agricultora australiana Rosemary Morrow, autora pioneira na cultura permanente, define a prática como um sistema para a criação de comunidades humanas sustentáveis que integra design e ecologia.
Com o crescimento de áreas biofílicas, ecológicas e sustentáveis, o conceito de cultura permanente tem sido cada vez mais discutido e sua adoção une o conhecimento tradicional dos saberes agrários com a ciência moderna.
Quer saber o que é permacultura e como essa prática beneficia a natureza e as pessoas? Siga a leitura do texto!
Como a permacultura beneficia a natureza?
Estudando o que é permacultura percebemos que o conceito se baseia em práticas agrícolas e sociais de forma sistêmica fundamentadas em princípios éticos que fazem da técnica uma filosofia de vida.
Nessa filosofia, os humanos não apenas se aproveitam da natureza, mas trabalham para que seu desenvolvimento seja permanente.
Afinal, não podemos esquecer que nós humanos somos também a natureza.
Os princípios éticos da cultura permanente são compostos por uma tríade que se complementam entre si.
São eles:
- Cuidar da terra para que todos os sistemas de vida continuem e se multipliquem;
- Cuidar das pessoas, permitindo que todas acessem os recursos necessários para a sua existência;
- Compartilhar excedentes, inclusive conhecimentos, prezando pela paridade.
Qual o benefício da permacultura para a natureza e para as pessoas?
A filosofia adota práticas que envolvem métodos holísticos abraçando desde o uso do solo e seus nutrientes, interligando plantas, animais, recursos naturais, clima e pessoas para criar um espaço produtivo, útil, esteticamente organizado e em perfeita sintonia homem x natureza e vice-versa.
Conheças as principais práticas da permacultura
Quando começamos a compreender melhor o que é permacultura e os seus benefícios, percebemos que para cumprir o seu papel a cultura permanente envolve várias áreas do saber tradicional e conhecimentos científicos.
Afinal, o seu objetivo é criar espaços úteis, organizados esteticamente, sustentáveis e que atendam as necessidades das pessoas, unindo conhecimentos tradicionais e científicos em relação ao uso do solo agrícola, interligando o clima, nutrientes, plantas, animais e gestão da água.
Uma dessas áreas é a do design biofílico, que tem a função de reconectar as pessoas com a natureza, criando ambientes mais saudáveis, além de utilizar também conhecimentos e técnicas da engenharia ecológica, arquitetura bioclimática e a sustentável.
Como resultado dessa união, temos projetos e planejamentos de jardins, vilas, comunidades, aldeias e outros espaços urbanos e rurais ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.
Entre as práticas que podem ser aplicadas nos projetos de cultura permanente, destacamos.
Minhocário
Impossível falar sobre o que é permacultura sem citar a incrível e eficiente técnica do minhocário.
Sim, o minhocário é uma cultura permanente e eficiente de integração ecológica e a adoção visa transformar os resíduos orgânicos em adubo, que vai virar alimento para as minhocas e essas por sua vez também servirão de comida para outras espécies.
Sem contar que essa antiga prática tem importante papel na fertilidade da terra, já que as minhocas são poderosas ajudantes para aerar o solo, facilitando a absorção tanto da água como dos nutrientes pelas plantas, reduzindo ou evitando o uso de fertilizantes industriais.
Elas ainda produzem uma secreção que ajuda a melhorar toda a estrutura da terra.
Canteiro redondo
Atendendo as necessidades atuais e indo ao encontro com a preocupação ambiental, quando compreendemos o que é permacultura, entendemos que a prática busca criar projetos harmônicos, úteis, funcionais e permanentes.
Esses projetos podem ser aplicados na construção de casas, na preparação de hortas, jardins e vilas, entre outros espaços.
Tudo construído precisa estar eticamente harmonizado com a terra, com as pessoas e com todo o ecossistema.
Nesse cenário, os canteiros redondos, também conhecidos como circulares, espiral ou em formato de mandala, são alternativas inteligentes e eficientes tanto no quesito produtividade como na economia de energias e água.
O canteiro redondo é uma prática aplicada na permacultura que também ajuda no combate e controle das conhecidas plantas invasoras.
Além disso, também contribui para um melhor aproveitamento da irrigação da horta, diminuindo o consumo da água para esse fim.
Banheiro seco
Quando explicamos o que é permacultura, destacamos que a filosofia vai muito além das práticas agrárias e envolve conhecimento e técnicas de muitas outras áreas, visando a construção de espaços inteligentes, eficientes e sustentáveis.
Uma das práticas da cultura permanente é a instalação de banheiro seco, e ele já está presente em casas autossuficientes, bem como prédios e demais locais sustentáveis.
Banheiro seco é uma tecnologia inovadora de saneamento ecológico, já muito conhecida em países desenvolvidos, como Suécia, Nova Zelândia e Canadá. Ela foi especialmente desenvolvida em substituição aos vasos sanitários convencionais.
Como o nome sugere, a solução não utiliza água para descartar os dejetos e a urina humana, permitindo a transformação dos elementos sólidos em adubo orgânico, o que é um valioso elemento para a agricultura e a parte líquida em fertilizantes.
Ecovilas
Não existem dúvidas que buscando compreender mais profundamente o que é permacultura, concluímos que se trata de uma filosofia que propõe a integração entre uma vida social harmônica com a natureza, aliado a um estilo de vida sustentável e responsável.
As ecovilas são verdadeiros exemplos de cultura permanente, já que elas têm como premissa cuidar da terra e das pessoas, propondo um modelo social, solidário e justo de vida e formando sociedades mais éticas, justas e igualitárias.
Para saber sobre o assunto, nesse vídeo você assiste uma live promovida pela Ecotelhado com João Rockett, permacultor diplomado por Bill Mollison, fundador e mantenedor do IPEP, Instituto de Permacultura e Ecovilas. Vale a pena assistir.
Agora que você sabe o que é permacultura e como a filosofia pode beneficiar a natureza e as pessoas, terminamos o nosso conteúdo replicando uma frase de Bill Mollison, um dos pioneiros da cultura permanente que diz:
“(…) a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos”.
Por isso, comece agora e adote hábitos mais sustentáveis na sua rotina nos seus projetos e contribua para um mundo mais sustentável.
Quando se trata de projeto, convidamos você a acessar nosso site e conhecer o nosso Sistema Construtivo que é baseado na permacultura.