O setor da construção civil é um dos setores mais importantes para a economia do país. Por isso, cada vez mais, ele busca se aperfeiçoar e trabalhar de forma mais eficaz e com maior qualidade.
Assim, é cada vez maior a procura pelo selo verde na construção civil. O objetivo é atestar se um empreendimento segue os preceitos de sustentabilidade.
O cenário atual aponta para a união dos interesses econômicos e ambientais e, por isso, também cresce a procura pela certificação. Enquanto os custos operacionais de construção são maiores, a valorização na revenda do imóvel também cresce.
Assim, todos saem ganhando: a construtora, o usuário e o meio ambiente.
Ficou interessado? Continue a leitura do artigo e saiba o que é preciso para conquistar selo verde na construção civil.
O que é o selo verde na construção civil
O selo verde é uma certificação que destaca a responsabilidade ambiental das empresas em executar suas atividades com o menor impacto para o meio ambiente.
As empresas que possuem o selo verde adotam as melhores técnicas construtivas para o meio ambiente e para a redução do consumo dos recursos naturais.
Em cada estado brasileiro, o Instituto do Meio Ambiente local analisa o atendimento aos critérios e concede a certificação. Mas o selo também pode ser concedido por outros órgãos governamentais, como Ministério de Minas e Energia, ou, ainda, por organismos internacionais.
Não existe apenas um selo verde. Selo verde é a denominação para as diversas certificações existentes que atestam a responsabilidade ambiental das empresas do setor da construção civil.
Entre as principais certificações, estão:
- AQUA (Alta Qualidade Ambiental do Empreendimento)
- Breeam (Building Research Establishment Environmental Assessment Method)
- DGNB (Deutsche Gesellschaft für Nachhaltiges Bauen)
- LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)
Além dos benefícios para o meio ambiente, há ainda outras vantagens em se adotar o selo, tais como: diminuição de custos da obra, melhor qualidade de vida para o usuário, redução de resíduos, maior conscientização ambiental e agregar valor no preço de venda.
Como conquistar o selo verde na construção civil
Como não há apenas um selo verde, os critérios para conquistá-lo também são diferentes conforme a certificação. Cada qual possui seus critérios próprios que devem ser atendidos.
Contudo, alguns critérios são básicos e comuns à maioria delas. São eles:
- Menor impacto possível no meio ambiente
- Uso racional e reuso dos recursos naturais
- Relação do empreendimento com o local ao seu redor
- Contrapartida social
- Descarte consciente de resíduos
- Uso de madeira proveniente de manejos responsáveis nas florestas.
Se você está em busca do selo verde, a Ecotelhado oferece produtos que contribuem para a boa avaliação. O telhado verde e o jardim vertical pontuam na certificação.
A empresa também conta com uma equipe de projetos de arquitetura sustentável, que adapta a tecnologia desenvolvida pela Ecotelhado e emprega em projetos.
Conquiste o selo verde na construção civil e agregue valor ao seu negócio!