Você sabe o que é rooftop sustentável?
Esta é uma das principais novidades do mercado de construção civil.
Mais do que simples terraços e funcionando como praças suspensas sobre edifícios, esses locais multifuncionais emergem do sufocamento dos grandes centros urbanos e são arejados pelo frescor de suas alturas e contemplados com amplas vistas.
Eles podem ser privados e restritos aos condôminos, mas também acessíveis ao público e integrados com algum serviço, como bares e restaurantes, por exemplo.
Afora sua utilidade, para que um rooftop seja, de fato, sustentável, ele precisa ter um design biofílico que o apresente como um lugar não apenas agradável, belo e funcional, mas também aliado do meio ambiente urbano.
Assim, como seria um verdadeiro rooftop sustentável? Para entender mais, leia o conteúdo abaixo. Confira!
O que é rooftop sustentável? Como funciona esse espaço?
Quando se fala em sustentabilidade, remete-se ao necessário equilíbrio entre elementos ambientais, econômicos e sociais.
Um rooftop sustentável, portanto, busca harmonizar tais aspectos em um espaço situado em um terraço de um edifício.
O elemento econômico consiste no aproveitamento da área para fins comerciais, aproveitando-se daquilo que, por si só, a valoriza: sua localização.
O aspecto social está na importância de o local ser acessível ao público e não apenas a um proprietário particular ou aos condôminos do edifício onde se localiza. Assim, quanto mais pessoas puderem usufruir de uma área privilegiada e sua vista, melhor.
Por fim, o elemento ambiental de um rooftop sustentável está no seu design biofílico, fundamental para que o lugar não só se revele agradável, mas tenha uma infraestrutura verde apta a realizar serviços ecossistêmicos, entre eles:
- Promoção da vida animal
- Detenção e o potencial aproveitamento de águas pluviais
- Aumento de áreas verdes,
- Economia de energia elétrica,
- Conforto térmico para a edificação e arredores,
- Redução do efeito ilha de calor urbano,
- Retenção de partículas e impurezas do ar
- Melhora dos aspectos psicológicos daqueles que fazem uso do espaço.
Então? Deu para entender o que é rooftop sustentável? Conseguiu se imaginar em um?
Não tenho dúvidas de que, ao fazer isso, você se viu pisando na grama proporcionada por um telhado verde, sob a sombra de um quiosque dotado de uma cobertura igualmente vegetada.
De repente você se encontra sentado em um banco para apreciar a paisagem enquanto muitas das paredes do lugar são cobertas por lindos jardins verticais.
É possível que, ao seu redor, vasos com pequenas árvores frutíferas enriqueçam o ambiente. Há uma quantidade razoável de pessoas no local, que conversam animadamente enquanto o sol se põe e dá espaço às estrelas.
Demais, não é?
Em algumas cidades como Porto Alegre, RS, por exemplo, o Poder Público municipal inclusive incentiva os rooftops sustentáveis.
É o que se vê no Decreto nº 20.746/2020, que os classifica como “o espaço de uso comum para lazer, convívio e paisagismo, implementado em coberturas de edifícios” (art. 1º, parágrafo único) e na Lei Complementar 930/2021, que instituiu o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre, e os prevê como uma das ações aplicáveis para que um projeto se enquadre como apto para aderir ao referido programa.
Uma ótima notícia é que a Ecotelhado oferece praticamente tudo o que um rooftop precisa para que tenha uma infraestrutura verde e um design biofílico e, assim, possa de fato ser sustentável.
Sim, a Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável!
Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.
Entre em contato para fazer o seu orçamento!