Imagem de um hall de entrada de prédio com enorme parede verde para simbolizar o paisagismo corporativo

Paisagismo corporativo: deixe seus espaços mais aconchegantes e produtivos

Publicado

O paisagismo corporativo chegou com tudo no espaço das empresas, trazendo consigo diversos benefícios.

Além de impactar o dia a dia dos colaboradores, clientes e demais pessoas que frequentam esse ambiente, esse tipo de projeto também traz vantagens para o desempenho da empresa.

Assim, vale a pena conhecer melhor o conceito e algumas das formas de aplicá-lo, que são bastante simples, mas muito efetivas.

Continue a leitura abaixo para entender melhor o que é o paisagismo corporativo e como ele pode beneficiar uma empresa!

O que é paisagismo corporativo?

O paisagismo corporativo chega com a premissa de tornar os espaços de empresas mais acolhedores e agradáveis.

Afinal, o espaço onde estamos interfere diretamente em aspectos como o bem-estar, a qualidade de vida e, consequentemente, a produtividade que apresentamos.

Nesse sentido, desenvolver projetos voltados para esse aspecto dos espaços corporativos é uma forma de melhorar a imagem da empresa perante os clientes, mas também de tornar esse ambiente mais propício para uma boa atuação dos colaboradores. 

Benefícios de implementar esse conceito na empresa

Imagem de um jardim de um prédio cheio de plantas e muito verde para simbolizar o paisagismo corporativo

O paisagismo corporativo ganha cada vez mais espaço por trazer consigo uma série de benefícios.

Uma das vantagens mais evidentes de aplicar esse conceito é o efeito gerado sobre o desempenho dos colaboradores.

Afinal, atuar em um ambiente mais aconchegante e agradável tem impactos diretos sobre os resultados obtidos, mantendo a equipe engajada e em um clima organizacional mais tranquilo, focado em alcançar bons resultados.

Outro ponto importante é o quanto o desenvolvimento de um bom projeto pode impactar a visão dos clientes sobre a empresa, fazendo com que a sua imagem se torne mais acolhedora e convidativa.

Por fim, é importante notar que esse tipo de paisagismo também pode trazer outras vantagens segundo os projetos criados.

A inclusão de mais plantas e de princípios da arquitetura verde no espaço, por exemplo, contribui com a diminuição do estresse, a melhoria da qualidade do ar e até mesmo a redução de custos com despesas básicas, a partir de um uso mais eficiente da luz natural.

Como aplicar o paisagismo corporativo?

Existem muitas maneiras de aplicar o paisagismo corporativo em uma empresa, adequando os projetos conforme o espaço disponível e o perfil da organização.

Algumas opções que costumam funcionar nos mais variados contextos são aquelas que aplicam os princípios da biofilia na arquitetura, aproveitando todo o potencial das plantas para transformar o espaço.

Jardins verticais e paredes verdes, por exemplo, trazem mais vida para o ambiente, sem perder de vista a praticidade e a sofisticação de que um espaço profissional precisa.

Os quadros com mini jardins verticais também são uma boa opção, já que ocupam ainda menos espaço e podem ser incluídos em ambientes como salas de reuniões, recepções e escritórios, dando um toque de cor e leveza para esses locais.

Por fim, na hora de planejar os espaços, também é interessante valorizar as plantas que já estão presentes.

Adequar o projeto às árvores que já estão no local, dando mais destaque para elas, sem retirá-las para construir algo, é uma ação simples que pode deixar o ambiente da empresa com muito mais vida.

Para aplicar o paisagismo corporativo na sua empresa e aproveitar os benefícios que ele tem a oferecer, conte com as diversas soluções da Ecotelhado! Soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável você encontra aqui!

Então, visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais!

Entre em contato conosco para fazer o seu orçamento!