Imagem de um prédio cheio de parede viva realizada pela Ecotelhado

Parede viva: reduza a perda de calor em mais de 30% com jardim vertical mamute

Publicado

Você sabe o que é ou já ouviu falar em parede viva?

Talvez você saiba o que é um jardim vertical, mas, muitas vezes, aquele que lhe é apresentado por arquitetos e paisagistas e que você encontra em alguns lugares não é vivo!

Certo, mas qual o problema disso?

Embora questões estéticas possam ser subjetivas e discutíveis, há outras talvez até mais importantes e certamente mais objetivas, como os seus efeitos ambientais e o bem-estar das pessoas.

É aí que entra um dos grandes benefícios do jardim vertical mamute: seu conforto térmico!

Quer saber mais sobre a parede viva? Então leia o conteúdo abaixo e confira!

Jardim vertical x parede viva: entenda as diferenças

Toda parede viva é um jardim vertical, mas nem todo jardim vertical é uma parede viva!

Se é verdade que “as flores de plástico não morrem”, como diz a célebre canção dos Titãs, também é fato que elas não morrem porque não são, nem nunca foram, vivas.

Sendo desprovidas de vida, elas não oferecem os benefícios daquelas que apresentam as vegetações verdadeiras e vivas.

Um jardim vertical com plantas verdadeiras e vivas, ou seja, um jardim vertical que é uma efetiva parede viva, atrai a fauna, se adapta com o ambiente conforme a época do ano, retêm micropartículas do ar e o torna mais limpo e respirável.

Além disso, uma parede viva ainda traz outro grande benefício: o conforto térmico.

O conforto térmico das paredes vivas

Em um estudo desenvolvido por pesquisadores da University of Plymouth, da Inglaterra, foram instaladas paredes vivas em uma fachada de um prédio erguido na década de 1970.

Após cinco semanas de medidas, os pesquisadores verificaram uma redução de temperatura da área situada junto à fachada vegetada de 31.4% em relação àquela original.

Além disso, constatou-se que as temperaturas diurnas do interior da área que havia sido coberta pelo jardim vertical permaneceram mais estáveis do que na área com alvenaria exposta, o que significa que menos energia foi necessária para aclimatar-la em relação àquela desprotegida pela vegetação.

Isso é o que se entende como conforto térmico: não apenas a redução de temperaturas, mas a estabilidade da amplitude térmica da edificação, o que acaba levando à economia de energia.

O jardim vertical mamute e seu conforto térmico

O Jardim Vertical Mamute foi criado com a finalidade de transformar paredes internas ou externas em um jardim cheio de vitalidade, beleza e multifuncionalidade.

Ele é formado por floreiras (a Floreira Mamute) especialmente projetadas para reservar água e repassar o excedente ao vaso inferior, por gravidade, até o último recipiente.

As jardineiras possuem aberturas na parte inferior por onde passa o excedente da água para irrigação de todas as floreiras por colunas.

Esse sistema possui maior reserva de substrato para o melhor desenvolvimento e crescimento das plantas.

As raízes das plantas necessitam de espaço: quanto maior o crescimento das raízes, maior o desenvolvimento externo das vegetações e, consequentemente, melhor a aparência do seu jardim.

Do mesmo modo, uma parede viva apresenta diversos benefícios, e muitos deles estão diretamente relacionados ao conforto térmico da edificação.

Isso porque ela é composta por módulos que contêm boa reserva d’água e, dessa forma, boa capacidade para armazenamento de vegetações verdadeiras, naturais e variadas que, graças a uma eficiente evapotranspiração, permitem uma amplitude e um isolamento térmicos razoáveis.

O conforto térmico do Jardim Vertical Mamute é diferenciado justamente por combinar uma tecnologia que promove a natureza ao mesmo tempo em que retém e economiza água (e dinheiro), enquanto outros concorrentes, por exemplo, embora até possam conseguir trazer algum benefício à temperatura da edificação, o fazem a um custo hídrico (e financeiro) muito elevado.

Agora, qual o conforto térmico que um jardim vertical artificial traz para a sua construção ou ao ambiente ao seu redor? A resposta é simples: nenhuma.

Então, ao escolher o jardim vertical para o seu projeto, considere, além da beleza e da praticidade, todos os demais benefícios, inclusive aqueles relativos ao conforto térmico da edificação e do ambiente ao seu redor. Nada melhor, portanto, do que o Jardim Vertical Mamute.

Sabia que na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável ?

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Imagens: arquivo Ecotelhado