Ao longo da história da humanidade, as plantas medicinais foram utilizadas para a cura de diversos tipos de doenças. No entanto, com o passar do tempo, a indústria farmacêutica acabou contribuindo para a – quase – extinção da utilização de plantas no ocidente.
No artigo de hoje, traremos dicas de utilização de plantas que curam! Siga a leitura para saber mais.
Afinal, o que são plantas medicinais?
Temos certeza que você já ouviu a seguinte frase de sua avó: “tome um cházinho que você vai se sentir melhor”.
E não, ela não estava errada: cada vez mais pesquisas demonstram o poder das plantas medicinais para o tratamento de doenças diversas.
Sabemos que a natureza é perfeita. Os medicamentos que conhecemos só começaram a ser utilizados a partir de 1786, quando o naturalista e médico britânico Edward Jenner realizou o primeiro processo de imunização contra a varíola, estabelecendo as bases da terapia preventiva para outras enfermidades, por meio da técnica da vacinação.
Já em 1850, surge dos Estados Unidos a era dos patentes, onde ocorre a criação dos primeiros laboratórios farmacêuticos, com a produção em escala industrial de medicamentos.
Ou seja, até 1786, o tratamento de doenças ocorreu através das plantas medicinais, já que as mesmas sintetizam uma grande variedade de compostos químicos que são utilizados para desempenhar funções biológicas importantes e para a defesa contra o ataque de predadores, tais como insetos, fungos, herbívoros e mamíferos.
Com a criação da indústria farmacêutica, a utilização das plantas medicinais em forma natural foi deixada de lado. No entanto, felizmente, a sociedade parece retomar a consciência sobre a importância de buscar produtos naturais para o tratamento de doenças.
10 plantas medicinais utilizadas na atualidade
Existem milhares de plantas que curam a nossa disposição. No artigo de hoje, separamos as 10 opções mais utilizadas atualmente.
1. Gengibre: indicado para aliviar enjoo, náusea, vômitos, indigestão e sensação de mal estar durante viagens de avião, carro, navio.
2. Kava-kava: a raiz é indicada para estágios leves de ansiedade e insônia. Sua utilização deve ser restrita para, no máximo, oito semanas.
3. Agrião: a planta é diurética, anti-inflamatória, pode ser usada no tratamento de aftas, gengivites, acne e eczemas, ajudando também na melhora da digestão e no tratamento de tosses.
4. Alecrim: indícios apontam que os ativos da planta combatem enxaquecas, lapsos de memória e baixa de imunidade, diminui dores reumáticas e articulares.
5. Alho: pesquisas indicam que o alho é um potencial anticancerígeno, desde que seja consumido cru.
6. Babosa: usada no combate à caspa, aos piolhos e às lêndeas. Há testes sobre seus efeitos no tratamento de inflamações e queimaduras.
7. Calêndula: usada para tratar fungos, acne e escaras, ajuda a prevenir assaduras em crianças e pode aliviar queimaduras leves, inclusive as de sol.
8. Canela: é eficaz contra gases e má digestão.
9. Capim limão: o chá da planta é indicado para ajudar o trabalho estomacal, expulsar gases, ser utilizado como um leve anestésico e anti-reumático.
10. Erva-doce: a planta é indicada contra cólicas infantis, gastrite nervosa, enxaquecas (especialmente as provocadas por problemas digestivos). Também é indicada como purificador do hálito.
A maioria das plantas podem ser cultivadas em casa, até mesmo em uma horta vertical junto com seus temperos naturais.
Curso sobre Plantas Medicinais em Porto Alegre
No próximo dia 17 de agosto, a Ecotelhado irá realizar um curso sobre plantas medicinais, aromáticas e plantas alimentícias não convencionais. Serão abordados os seguintes tópicos:
O objetivo do curso é abordar as plantas produtivas e medicinais que podem ser cultivadas em diferentes ambientes, além dos benefícios na alimentação.
Serão passados os cuidados para propagação, plantio, adubação, manejo e colheita.
Além disso, os participantes terão o conhecimento de técnicas de cultivo de ervas e plantas medicinais em vasos e pequenos canteiros.
Para mais informações sobre o curso, acesse: https://www.sympla.com.br/cultivo-de-plantas-medicinais-condimentares-aromaticas-e-pancs__578181. Inscrições: [email protected].