Você conhece a diferença entre as plantas perenes e anuais?
É primavera, e nessa época a natureza nos convida para apreciá-la e promovê-la.
Por isso, na hora de escolher as plantas certas para embelezar os nossos espaços, muitas vezes nos deparamos com o aviso de que elas são anuais ou perenes, o que é muito importante, afinal, elas têm hábitos e necessidades diferentes.
Quer saber mais sobre elas? Então leia o conteúdo abaixo. Confira!
Plantas perenes e anuais: entenda as diferenças
Plantas anuais são aquelas cujo período de vida se concentra em uma única estação de cultivo.
Após germinar, brotar, florescer e produzir suas sementes, uma planta anual morre pouco antes de chegar o outono.
Esse ciclo de vida tem início, geralmente na primavera, e termina quando atingido o auge reprodutivo, permanecendo as sementes que serão a gênese de outras plantas.
Entre as flores anuais, podemos trazer como exemplo as Petúnias, Zínias, Lobélias, entre outras.
Muitos vegetais que integram nossas refeições também são anuais, como o feijão, milho, cenoura, repolho e muitos outros.
Já as plantas perenes são aquelas que possuem um ciclo de vida considerado longo, durando mais de dois anos, cruzando, assim, as estações desse período. Suas folhas não caem e se apresentam com muita beleza e vigor.
Embora não tenham a delicadeza de muitas plantas anuais, têm a vantagem de propiciarem maior praticidade na sua manutenção, afinal, são mais resistentes e conseguem se desenvolver relativamente bem, ainda que em condições nem sempre favoráveis.
Boa parte da razão disso está na vigorosa estrutura das suas raízes, que são proporcionalmente resistentes e profundas.
Entre os exemplos de plantas perenes podemos colocar o Lambari, o Lambari Roxo, a Zamioculcas, a Vinca Pendente, a Barba-de-Serpente, entre tantas outras.
Design biofílico com plantas anuais e perenes
Uma ótima maneira de promover o design biofílico de espaços internos ou externos com plantas anuais ou perenes são os jardins verticais, como, por exemplo, o Jardim Vertical Mamute oferecido pela Ecotelhado.
O Jardim Vertical Mamute possui floreiras com capacidade de armazenamento de quatro litros de argila expandida cada, o que permite que as raízes das plantas tenham mais espaço para se desenvolverem e, assim, crescerem com mais vitalidade e beleza.
As floreiras do Jardim Vertical Mamute também foram projetadas para reservar água e repassar o excedente ao vaso inferior, por gravidade, até o último recipiente, irrigando todas as floreiras.
Tanto plantas anuais quanto perenes se desenvolvem perfeitamente no Jardim Vertical Mamute, e nada melhor do que combiná-las com essa tecnologia de infraestrutura verde.
Uma sugestão mais conservadora, mas também interessante, é a utilização de vasos, como o sistema VasoFlex, ideal para o cultivo, transplante e manuseio de plantas em jardins, hortas e floreiras internas ou externas, otimizando o transporte e a manutenção das vegetações sem gerar sujeira.
Com tecido leve e funcional, o VasoFlex potencializa o desenvolvimento da vegetação, proporcionando proteção térmica e melhor absorção e retenção da água da rega através de seu reservatório inferior, e suas dimensões atendem às necessidades de cada projeto.
Seja como for, o importante é que, ao optar por plantas anuais, perenes ou ambas, você cuide bem delas para que elas deixem o seu ambiente lindo, agradável e cheio de vida!
Se você gostou deste conteúdo sobre plantas perenes e anuais, aproveite para conferir outros assuntos relacionados em nosso blog.
Você sabia que a Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável que são perfeitos para exibir e manter as mais variadas espécies de plantas anuais e perenes?
Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.
Entre em contato para fazer o seu orçamento!
*Imagem de capa: Site / Mundo Naturarte