Primeira escola verde do Brasil já “dá frutos” no Rio de Janeiro

Publicado
É na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro que foi instalada a primeira escola verde do país. Resultado de uma parceria público-privada, a instituição está localizada no bairro de Santa Cruz.
Novidade que chama a atenção dos moradores, o Colégio Estadual Erich Walter Heine conta com painéis solares, reaproveitamento da água da chuva, iluminação natural área para reciclagem.
E claro, não poderia faltar a contribuição da Ecotelhado: instalamos 790m² de Telhado Verde na primeira escola estadual no mundo a conquistar a certificação LEED Schools.
Plantas foram integradas à estrutura física do Telhado Verde, ajudando a reter água para reuso, favorecer o clima e neutralizar emissões de carbono.
E o mais bacana vem agora: embora aberta há apenas três meses, a escola já dá frutos! Tem gente levando para casa o que aprendeu na sala de aula.
“Meu pai montou um sistema de captação da água da chuva lá em casa”, conta o estudante Hebert Elias Sanches, de 17 anos. “Usamos para lavar a roupa, limpar o quintal e sanitários. A conta d’água está mais barata”, afirma.
Vale lembrar que o Ecotelhado da escola modelo pode ser visitado pela comunidade escolar e, no futuro, também por moradores, já que a direção faz planos de abrir as portas do colégio nos finais de semana.
Não é demais? Então acesse o nosso site e conheça outros projetos super legais que utilizam o Telhado Verde e outras soluções sustentáveis!
Posts relacionados: