Residência Sustentável indica Jardim de Parede Canguru como opção para espaços pequenos

Publicado

 

Para incorporar a arquitetura sustentável na sua casa não é necessário criar um “efeito floresta”, montar ambientes rústicos ou apostar em uma decoração primitiva.

 

E é essa a proposta do Projeto Residência Sustentável: demonstrar que não é necessário abrir mão de conforto e beleza para implementar a sustentabilidade na decoração.

 

Seguindo o conceito, o Residência Sustentável recentemente deu destaque ao Jardim de Parede Canguru da Ecotelhado.

 

 

O produto é apresentado na versão ornamental e também para cultivo, opção que permite o plantio de temperos e hortaliças. A montagem é composta por floreiras produzidas com plástico reciclado e colocadas uma sobre a outra.

 

 

Para instalação é preciso somente pontos de luz, agua e dreno. A irrigação é feita de forma automatizada e com fertilizantes orgânicos, a chamada ferti-irrigação.

 

 

O blog Residência Sustentável conversou com a diretora da Ecotelhado, Manuela Feijó, que explicou melhor o funcionamento do sistema. Confere só:

 

Quais as espécies que podem ser utilizadas na Ecoparede?

 

Podemos usar quase todas forrações de pequeno e médio porte até pequenos arbustos, desde que plantados pequenos. Recomenda-se observar se o local tem sol, sombra ou meia sombra para melhor escolha das plantas. No caso de plantas de interior, deve-se medir a luminosidade e se necessário proporcionar iluminação artificial.

 

Quais as indicações de uso da Ecoparede?

 

O jardim vertical traz vida a todos os espaços, levando o verde ao convívio das pessoas. Pode ser usado em hospitais, escritórios, residências, lojas, bancos, repartições ou espaços públicos.

 

 

A Ecoparede pode ser usada em quais casos?

 

Em todos ambientes, com vantagem de não tomar espaço, além de poder ser utilizado para agricultura urbana de muitas hortaliças como alface, rúcula, radite e temperos.

 

Como é o sistema de limpeza? Há perigo de aumento de umidade e de geração de mofos?

 

Há aumento de umidade pela irrigação o que pode ser desejável em muitos climas. Por não utilizar substrato  orgânico ou feltro, o sistema jardim vertical canguru não apresenta mofo.

 

Há necessidade de incidência solar mínima?

 

A incidência solar pode ser substituída pela luz artificial desde que em potência e distribuição compatível e eficiente.

 

Qual o valor médio de sua instalação?

 

Varia de acordo com o tamanho e tipos de plantas utilizadas. O tamanho interfere pelo custo do deslocamento e mão de obra e o tipo de plantas pelo valor individual das espécies. A tendência é que quanto maior for a metragem quadrada, menor será o valor unitário.

 

 

Como pedir um orçamento?

 

O orçamento pode ser solicitado através do nosso site.

 

Posts relacionados: