Imagem de prédios atrás de um parque cheio de árvores e verdes para simbolizar o rewilding

Rewilding: entenda o que é esse mais novo conceito na arquitetura e urbanismo

Publicado

Mais do que proteger o meio ambiente: o rewilding está chegando às cidades para restaurá-lo.

A tendência tem se desenvolvido há algumas décadas e, agora, já conta com iniciativas de aplicação em diversos países.

Afinal, em um tempo no qual as transformações climáticas causadas pela ação humana ficam tão evidentes, é preciso encontrar medidas que ajudem a combater esses efeitos.

Para entender melhor o que é o rewilding e como ele se aplica às cidades por meio da área de arquitetura e urbanismo, continue a leitura abaixo!

Entenda o que é rewilding e como ele surgiu

Em função dos muitos impactos ambientais causados pela ação humana, o mundo todo se volta cada vez mais para a necessidade de repensar os espaços urbanos de forma mais sustentável.

Assim, o conceito de rewilding surge nesse cenário como uma possibilidade de restauração de ecossistemas.

O elemento central da ideia é que ela parte de um princípio de união entre espaços urbanos e áreas naturais, promovendo a recuperação do meio ambiente em conjunto com a melhoria da vida nas cidades.

Como ele é aplicado em projetos de arquitetura e urbanismo?

Quando falamos em rewilding, estamos nos referindo também ao aumento das áreas verdes nos centros urbanos, um princípio compartilhado com o design biofílico, por exemplo.

A diferença é que, no caso dessa tendência que vem sendo aplicada por diversos países, há também uma proposta de reintegração da natureza às cidades.

Ou seja, não se trata apenas de plantar mais árvores e criar parques, mas de aceitar a vida natural como um todo.

Isso envolve, por exemplo, a criação de espaços que possam ser habitados por mais espécies de animais e plantas, contribuindo para a riqueza da fauna e da flora naturais de cada região.

Trata-se, portanto, de criar oportunidades de reintegração da natureza aos espaços que frequentamos.

Isso envolve pontos importantes da bioarquitetura, por exemplo, por meio de projetos que criem corredores verdes, parques naturais e prédios que estejam integrados à paisagem natural.

Assim, para aplicar o conceito a projetos arquitetônicos, é preciso não apenas pensar em como proteger o meio ambiente, mas em como torná-lo parte integrante dos espaços urbanos. 

Rewilding: estreitando a conexão entre humanos e natureza!

Os benefícios do contato com a natureza são muitos e, nos centros urbanos, é comum que as pessoas sintam falta da proximidade com o meio ambiente.

Iniciativas como os projetos de paisagismo, as criações de parques e outros espaços como esses já são um avanço importante nesse sentido, garantindo que a população tenha mais acesso a áreas de lazer que trazem a natureza para a cidade.

O conceito de rewilding surge para estreitar ainda mais esses laços entre seres humanos e o ambiente natural, já que faz com que a biodiversidade esteja cada vez mais presente no cotidiano urbano.

Além disso, cabe ressaltar a retomada dos conhecimentos e perspectivas dos povos originários, que vivem em um contato harmônico e sustentável com o meio ambiente.

Essa é, portanto, uma forma de se relacionar com a natureza que pode trazer muitos ensinamentos e melhorias em relação à forma como os grandes centros urbanos têm tratado a questão.

Para continuar por dentro de outros assuntos envolvendo sustentabilidade nos projetos de arquitetura e urbanismo, conheça o blog da Ecotelhado e confira outros conteúdos como esse!

Para aplicar o rewilding em seus projetos e aproveitar os benefícios que ele tem a oferecer, conte com as mais diversas soluções da Ecotelhado! Soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável você encontra aqui!

Então, visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais!

Entre em contato conosco para fazer o seu orçamento!