maos segurando muda de flor para jardim sustentavel

Saiba como fazer um jardim sustentável

Publicado

Será que todos os jardins são sustentáveis? Ou será que existem alguns tipos de jardins que podem agredir o meio ambiente? Neste artigo, vamos esclarecer o que é e como fazer um jardim sustentável.

Os jardins, na maioria das vezes, são construídos apenas com objetivos estéticos. Não há dúvidas de que as plantas naturais, quando bem cuidadas, embelezam qualquer ambiente. Mas é preciso entender que quando não há um cuidado em relação à sustentabilidade, o projeto pode ser nocivo ao meio ambiente.

Desde a compra dos materiais e outros recursos que serão utilizados até a forma como as plantas serão cuidadas, tudo influencia no grau de sustentabilidade dos jardins. 

Nos jardins sustentáveis, a estética também é levada em consideração. A principal diferença entre os jardins sustentáveis para os não sustentáveis é a questão da redução de impactos ao meio ambiente, incluindo os materiais utilizados e o uso dos recursos para manter o jardim.

É muito importante considerar que a aplicação do Design Biofílico nos projetos não se resume em apenas incluir plantas e outros elementos da natureza nos ambientes. Para que o projeto seja genuinamente biofílico é necessário considerar o ecossistema e a sustentabilidade do projeto como um todo!

Você gostaria de saber como criar um jardim sustentável ou como tornar o seu jardim sustentável? Siga a leitura do texto para saber como fazer isso!

Como fazer um jardim sustentável 

Agora que você sabe a diferença entre jardins sustentáveis e não sustentáveis, confira essas ideias práticas de como criar um jardim biofílico e sustentável!

materiais para fazer cultivar jardim sustentável

Materiais 

Considere reutilizar estruturas que você já tenha em casa para cultivar as plantas do seu jardim, elaborando um ambiente criativo e sustentável. Ao invés de comprar itens novos, aproveite o que você tiver na sua casa! Você pode pintar e estilizar eles conforme o seu gosto pessoal e a decoração do ambiente.

Caso você compre vasos e estruturas novas para cultivar as plantas do seu jardim, pesquise sobre a procedência dos materiais. Na Ecotelhado, por exemplo, os materiais de todos os sistemas, como os Jardins Verticais, Muros Vegetados, Telhados Verdes e Brises Vegetais, por exemplo, são produzidos com plástico 100% reciclado no Brasil e são aptos à logística reversa.

Vegetações

Prefira plantas nativas ou que se adaptem facilmente ao clima da região onde você mora. Pergunte a um florista quais são as plantas mais adequadas para o local onde você vai cultivar o seu jardim e quais são as principais orientações para cuidar das plantas!

Fertilizantes

Para que as vegetações se desenvolvam de forma saudável, prefira fertilizantes naturais ao invés de agrotóxicos e produtos químicos. A melhor forma de produzir fertilizantes naturais é através da compostagem

Água da chuva

Para irrigar as vegetações, reutilizar água da chuva é fundamental para manter o caráter sustentável do jardim! Você pode captar água da chuva com baldes, por exemplo, ou utilizar as águas do reservatório do Telhado Verde. 

Os telhados verdes, além de proporcionar diversos benefícios para o projeto, são a melhor opção para captar  grandes quantidades de água da chuva. Essas águas podem ser reutilizadas para fins diversos, como irrigação, lavagem e em caso de incêndio, por exemplo.

Agora que você sabe como fazer um jardim verdadeiramente sustentável, que tal colocar essas ideias em prática para criar um?

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. 

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Piscinas e Lagos Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!