Imagem de duas irmãs correndo uma atrás da outra, brincando de pipa, em um campo, para simbolizar a saúde mental infantil

Como a natureza pode trazer benefícios para a saúde mental infantil?

Publicado

A saúde mental infantil é um assunto ainda pouco discutido, mas diversos estudos têm comprovado a importância da natureza para esse aspecto do bem-estar das crianças.

Devido ao uso constante da tecnologia na rotina dos adultos, esse hábito tem se estendido aos pequenos cada vez mais cedo, fazendo com que se interessem por smartphones, tablets e telas em geral.

A própria Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) já alerta: é preciso evitar a exposição de crianças menores de dois anos às telas, mesmo que passivamente. Além de ajudar a evitar uma série de problemas no futuro, a medida também abre espaço na rotina para as brincadeiras ativas, ao ar livre e em contato com ambientes naturais.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura e saiba mais sobre como a natureza contribui com a saúde mental infantil!

A saúde mental infantil 

A rotina atual das crianças na nossa sociedade é bem diferente da que se tinha antigamente.

Os celulares, video games, vídeos e animações chegaram com tudo, fazendo com que as brincadeiras ao ar livre e o uso da imaginação fossem substituídos pelas telas.

Em idade adequada, esses aparelhos podem ser um bom complemento no dia a dia, representando um momento de lazer e descanso, ou até mesmo de aprendizado.

Mas quando tomam conta da rotina, o uso excessivo desses aparelhos pode acarretar problemas de concentração, desinteresse por outras atividades e até mesmo uma série de transtornos, assim prejudicando a saúde mental infantil e o bem-estar das crianças.

O poder da natureza na saúde mental infantil

Assim como acontece com os adultos, o contato com a natureza é fundamental para a saúde mental e o bem-estar ao longo da infância.

Não é à toa que tendências como design biofílico e outras soluções parecidas têm se popularizado, devido à demanda de cada vez mais pessoas por um dia a dia mais verde.

Contudo, no caso da saúde mental infantil, esse contato se torna ainda mais importante, pois pode ajudar a evitar o surgimento de diversos transtornos no futuro. Confira alguns dos principais benefícios de promover esse contato durante a infância:

Melhora o desenvolvimento cognitivo infantil

Os primeiros anos de vida são essenciais para um desenvolvimento cognitivo tranquilo, que proporcione à criança todos os avanços esperados para a sua idade.

Nesse processo, o contato com a natureza desempenha um papel fundamental, sendo importante expor os pequenos a passeios em parques e outros ambientes naturais que fazem parte da paisagem urbana.

Previne transtornos e distúrbios mentais 

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é cada vez mais comum entre a população e é caracterizado por se desenvolver durante a infância.

Um estudo recente da Agência Einstein, realizado na Dinamarca, analisou o Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI, na sigla em inglês), que dá detalhes sobre o quão densa é a vegetação em uma região, e cruzou esse dado com o número de diagnósticos de TDAH em crianças a partir dos cinco anos.

A conclusão do estudo foi que, a cada pontuação de 0,1 que era reduzida no NDVI, o risco de desenvolver o TDAH aumentava em 3%.

Assim, nas regiões em que a vegetação era muito pouca, os riscos tornavam-se bastante altos, mostrando a correlação entre o contato com a natureza e o surgimento desse tipo de transtorno.

Reduz o estresse em crianças e ensina a valorização da vida

Por fim, em locais nos quais há maior integração com o meio ambiente, a poluição visual e sonora tende a ser muito menor, o que reduz os níveis de estresse e contribui com a saúde mental infantil.

Além disso, conhecer as plantas, os animais e compreender a natureza como algo a ser preservado é também algo de grande importância para a visão de mundo das crianças.

Conte com a Ecotelhado!

Quer garantir um futuro mais saudável e feliz para seus filhos? Descubra os incríveis benefícios da conexão com a natureza na saúde mental infantil! 

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável, que podem contribuir para um ambiente mais verde e equilibrado, favorecendo a saúde mental da população.

Então, visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais!

Entre em contato para fazer o seu orçamento!