Sequestro de carbono é a expressão utilizada para técnicas promovidas pela própria natureza ou por tecnologias para conter partículas de gás carbônico presentes na atmosfera.
A natureza a promove por meio do próprio processo de respiração dos vegetais, quando há absorção de CO2 e a liberação de oxigênio. Logo, mais vegetais tornam o ar, literalmente, mais respirável para a vida animal!
Agora, será que essa técnica pode ser promovida ao mesmo tempo em que as cidades e suas construções se desenvolvem? Seria isso possível?
Quer saber a resposta? Então, continue a leitura deste conteúdo abaixo e confira!
O que é sequestro de carbono?
Colégio Farroupilha (Porto Alegre, RS)
O termo “sequestro de carbono” foi utilizado pela primeira vez com maior destaque no texto final do Protocolo de Quioto, célebre acordo global firmado no ano de 1997 em que diversos países se comprometeram com metas para a redução de emissões de poluentes.
A forma mais conhecida de sequestro de carbono promovida pela própria natureza é a realizada pelas florestas, quando, principalmente na fase de crescimento das árvores, elas, por demandarem uma quantidade muito elevada de carbono para se desenvolverem, fixam, a partir da fotossíntese, o CO2 da atmosfera na forma de carboidratos, os quais vêm a ser incorporados à parede celular das árvores.
Além das árvores, o sequestro de carbono também se dá em grande escala nos oceanos, que capturam carbono para manter os processos de calcificação de diversos organismos marinhos. Aliás, apesar da grande relevância das florestas, são os oceanos os maiores “sequestradores de carbono” e os principais responsáveis pelo ar que respiramos.
Uma curiosidade: sabe o que formou muito do carvão mineral e do petróleo que há no fundo dos oceanos? Pois é: o carbono retido pelo fitoplâncton que, após sua morte, fica depositado e acumulado nas profundezas dos mares.
Como a Ecotelhado promove o sequestro de carbono?
Claro que, ao falarmos em sequestro de carbono com proporções globais, estamos fazendo menção a grandes áreas florestais ou oceânicas. Ainda assim, é preciso pontuar duas questões: qualquer superfície antes intocada e coberta por vegetação, ao dar lugar a uma área construída, não mais prestará os seus serviços ambientais originais. Logo, haverá, no mínimo, um impacto ambiental local, a começar pela própria redução da qualidade do ar.
Isso significa que o sequestro de carbono feito pela vegetação de um terreno que é suprimido para uma construção, de árvores às plantas de pequeno porte, não mais será realizado naquele ponto, com suas consequências locais e, somadas às diversas intervenções dessa natureza mundo afora, globais.
Porém, se é inevitável a expansão das cidades e das construções, o que podemos fazer?
É justamente isso o que busca a ideia de soluções baseadas na natureza: desenvolver design biofílico aplicado a técnicas de infraestrutura verde.
Como dito, mesmo vegetações de menor porte, como aquelas mais comuns presentes em telhados verdes, possuem essa capacidade, realizando esse serviço ambiental em uma superfície que, por meio de técnicas tradicionais, seria absolutamente estéril.
É o que diz um estudo de 2014 publicado pela revista científica Landscape and Urban Planning, o mesmo valendo para os jardins verticais, segundo outra pesquisa acadêmica.
Esses estudos internacionais comprovam que tecnologias de infraestrutura verde como as desenvolvidas pela Ecotelhado promovem o sequestro de carbono e contribuem para a melhoria do ar local e, consequentemente, global.
Então, ao desenvolver o seu projeto e levar em consideração fatores de sustentabilidade, lembre-se de que esse é mais um dos diversos benefícios promovidos pelos produtos da Ecotelhado!
Sabia que na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável ?
Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais!
Entre em contato para fazer o seu orçamento!