Soluções urbanas: conheça as florestas verticais e paredes vivas

Publicado

As alterações climáticas que nosso planeta enfrenta exigem, cada vez mais, o planejamento de novas soluções urbanas para a preservação do meio-ambiente.

O artigo de hoje apresenta tendências em soluções urbanas, assim como projetos viáveis e democráticos para a implementação em casas, apartamentos e prédios comerciais.

Siga a leitura para conferir todos os detalhes.

É tendência: soluções urbanas para cidades sustentáveis ao redor do mundo

Vivemos em um período extremamente dramático em relação aos problemas ambientais. Cada vez mais nos deparamos com questões como o desmatamento, efeito estufa, aquecimento global, escassez de água e diversas outras calamidades.

As atividades dos seres humanos deixam pegadas com impactos negativos na natureza e, infelizmente, poucas soluções são implementadas para diminuir esse efeito.

Com o objetivo de reduzir as alterações climáticas em nosso planeta, o arquiteto Stefano Boeri desenvolveu construções apelidadas de “florestas verticais”.

O artigo da revista Visão explica que os prédios contemplam um grande número de árvores e plantas: para cada habitante do local, são plantadas duas árvores e trinta a cinco plantas de diferentes espécies. Uma das suas criações mais conhecidas é o Bosco Verticale, um edifício de apartamentos de luxo em Milão, Itália.

Veja:

Apesar dos benefícios ambientais, o arquiteto frisa que os custos de desenho, construção e manutenção de um projeto destes são muito elevados.

Sendo assim, é importante considerarmos propostas alternativas, que podem ser alcançadas de maneira mais acessível por boa parte da população, garantindo que um mundo melhor e mais verde tenha um acesso verdadeiramente democrático.

Conheça soluções urbanas sustentáveis e democráticas

Diferentemente do que boa parte da população imagina, soluções urbanas sustentáveis podem também ser obtidas através de orçamentos mais limitados. Afinal, para apostar em projetos que façam bem para o meio ambiente não é necessário o investimento de grandes quantias de dinheiro.

Propostas alternativas podem ser alcançadas da maneira mais acessível através de paredes vivas, por exemplo. Qualquer residência, apartamento ou organização comercial pode transformar uma parede convencional em um verdadeiro jardim.

Os jardins verticais, conhecidos também como paredes verdes, consistem em um revestimento de fachadas exteriores ou paredes interiores que integram a natureza à arquitetura de uma construção.

O objetivo deste revestimento é conferir um design biofílico ao prédio tornando mais agradável para o ser humano trazendo mais felicidade aos seus moradores.

Os projetos de jardins verticais oferecem benefícios como a redução da poluição do ar, isolamento térmico e acústico, design biofílico, maior durabilidade dos prédios (em paredes externas) e embelezamento dos centros urbanos.

Além disso, em empresas, os jardins verticais contribuem fortemente na pontuação de certificações como LEED.

Quer conhecer mais sobre as soluções urbanas sustentáveis da Ecotelhado? Entre em contato conosco!