Os telhados verdes também são conhecidos como cobertura viva, cobertura vegetal ou telhados vivos. As vantagens de instalar em cobertura de casas e prédios são temperaturas mais amenas no verão e no inverno, isolamento acústico, economia de energia, redução das ilhas de calor nos centros urbanos, reaproveitamento de água.
Segundo o engenheiro agrônomo e diretor da Ecotelhado, empresa especializada em infraestrutura verde, João Manuel Feijó, o telhado ecológico também a aumenta a biodiversidade na cidade e reduz a poluição.
A Ecotelhado possui dois principais tipos de telhado verde. Um faz o reaproveitamento de água para irrigação do próprio telhado verde. Outro possui uma cisterna própria para captação de água, que será reutilizada internamente no local. Os dois tipos podem ser instalados em qualquer tipo e tamanho de empreendimento. A instalação é muito simples e rápida.
No caso do telhado com cisterna, pode ser feito sobre laje reta, sem inclinação. É feita uma impermeabilização segura no local para não ter infiltração. A água armazenada pode ser usada em sanitários e outros fins não potáveis.
A empresa acaba de lançar um sistema inovador para tratamento de resíduos orgânicos dentro do próprio empreendimento integrado ao telhado verde e outras tecnologias sustentáveis. O sistema é formado por um digestor a base de minhocas, que digerem toda a matéria orgânica. O efluente pré-tratado é bombeado para a cisterna do telhado verde, onde os microorganismos existentes nas raízes das plantas seguirão tratando o efluente, e a água da chuva que ali se acondiciona. Depois de tratado, a água é direcionada para uso não potável.
A empresa já instalou mais de 300 mil metros quadrados de telhados verdes no Brasil, Chile, México e Colômbia. Tem projetos em casas, prédios, hospitais, espaços públicos, lojas, fábricas, entre outros tipos de empreendimentos. “Temos apresentado alternativas para trazer a natureza de volta para a cidade, em diversos segmentos”, ressalta João Manuel.