sala-de-estar-tiny-loft

Tiny loft: 6 dicas para ter um pequeno apartamento sustentável

Publicado

Você sabe quais são as vantagens de ter um tiny loft sustentável? Esse tipo de imóvel segue os mesmos princípios dos movimentos tiny houses no Brasil.

Além de estar contribuindo para um mundo mais saudável – “pense coletivamente e aja individualmente” -, você estará reduzindo seus custos mensais, economizando dinheiro e melhorando a sua qualidade de vida.

Através de pequenas atitudes, você pode fazer grandes diferenças. E por que não começar aplicando sustentabilidade no seu próprio lar?

Continue a leitura deste post da Ecotelhado para conferir algumas dicas simples e eficientes que podem tornar o seu apartamento sustentável.

6 dicas para ter um tiny loft sustentável

1 – Atenção aos eletrodomésticos 

Existem opções de eletrodomésticos que gastam menos energia que outros. Ao escolher os eletrodomésticos para o seu apartamento, confira qual marcação está indicada na etiqueta do aparelho, entre “A” e “E”. 

Os eletrodomésticos de categoria “A” são os que gastam menos energia. Entretanto, ainda mais importante do que a marcação na etiqueta, é importante observar o tempo de vida dos produtos. 

Aparelhos antigos gastam muito mais energia do que aparelhos recentes, que graças às novas tecnologias, são muito mais eficientes.

2 – Durabilidade dos móveis 

Na hora de escolher os móveis, sejam eles novos ou usados, preste atenção na qualidade dos materiais. Para saber se um móvel é resistente, além de observar o acabamento, pergunte sobre a matéria-prima que foi utilizada. 

Para móveis de bases e estruturas, como armários, mesas e cadeiras, por exemplo, opte pelos que foram produzidos com madeira maciça, ferro ou inox. 

Na hora de escolher sofás e poltronas, preste atenção se o estofado é adequado para a sua rotina. Opte por tecidos que sejam resistentes, de alta durabilidade e fáceis de limpar.

3 – Iluminação natural 

Sempre que possível, abra todas as janelas e deixe a luz do sol iluminar o seu apartamento. 

Para que a incidência da iluminação natural seja ainda maior dentro do imóvel, opte por paredes claras, pois elas refletem a luz e iluminam muito mais. 

Além da iluminação natural ser mais benéfica para a sua saúde, você ainda vai economizar na conta de luz.

4 – Lâmpadas com baixo consumo de energia

Outra dica para reduzir a conta de luz e energia elétrica, e assim deixar o seu tiny loft mais sustentável, é optar por lâmpadas fluorescentes ou de LED, ao invés das lâmpadas incandescentes. 

Apesar de serem mais baratas, as lâmpadas incandescentes apresentam menor durabilidade e maior gasto energético. Portanto, a médio e longo prazo, as lâmpadas fluorescentes e de LED apresentam muito melhor custo-benefício.

5 – Jardins Verticais

Ter plantas naturais no apartamento traz muitas vantagens. Além de melhorar a qualidade do ar, as plantas naturais ajudam a reduzir o estresse, acalmam os olhos e inspiram a criatividade e concentração.

Para tiny lofts, os jardins verticais são uma ótima opção para aproveitar os espaços e decorar o ambiente de forma criativa. Os jardins verticais também podem ajudar na redução de gastos com energia elétrica, pois são ótimos isolantes térmicos e acústicos.

Acesse o link a seguir para conferir dicas de montagem e manutenção de jardim vertical para apartamento.

6 – Banheiro de meio litro

A descarga dos vasos sanitários é uma das maiores fontes de gasto de água. Ao dar descarga, gasta-se, em média, 12 litros de água. 

Uma ótima opção para deixar o seu tiny loft mais sustentável é instalar o banheiro de meio litro, que gasta apenas 500 ml de água em cada descarga. Uma diferença e tanto, não é mesmo? 

Além de perceber uma redução drástica nas contas de água, você estará contribuindo para um mundo mais sustentável!

Agora que você conferiu algumas dicas sobre banheiro sustentável, que tal implementá-las na sua moradia? 

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Arquitetura Verde, Biofílica e Sustentável. Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os sistemas de Jardim Vertical, Banheiro de Meio Litro, Captação de Água, Telhado Verde e Ecopavimento, entre outros.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!