TRANSBAY TRANSIT CENTER: UMA NOVA CARA PARA SÃO FRANCISCO

Publicado

Um parque de cerca de vinte mil metros quadrados, um anfiteatro para mais de mil pessoas, um café e um centro de arte educacional e cultural são alguns dos acréscimos à estação de trem e de ônibus mais movimentada de São Francisco, nos Estados Unidos. O centro multimodal, Transbay Transit Center, é a peça central de um ambicioso plano para refazer a estação, fazendo com que ela ocupe cerca de cinco quarteirões.

Transbay-Transit-Center-by-Pelli-Clarke-Pelli-2-640x544

Embora grande parte do projeto ainda esteja na fase conceitual, rumores indicam que as construções poderão começar já em março. A previsão de entrega das obras é para 2016 e o investimento total será de U$ 4 bilhões.

Transbay-Transit-Center-by-Pelli-Clarke-Pelli-8-640x914

A melhor parte do projeto é que ele dará à cidade uma nova cara, com uma exuberante exposição de vegetações ao longo dos quarteirões. O projeto ainda será sustentável, com diversas áreas verdes e tecnologias para reduzir consumo de energia e água.

O edifício também será alimentado por turbinas eólicas e vai ter um equipamento capaz de resfriar o interior do local com o ar exterior, utilizando tecnologia geométrica para controle de temperatura. Água também será reutilizada e estruturas de vidro e pilares centrais, vazados e com estrutura de aço, permitirão que o interior seja iluminado com luz natural.